VISUALIDADES URBANAS: IMPACTOS DE SIGNIFICAÇÃO DECORRENTES DO PROJETO CIDADE LIMPA EM LONDRINA – PR
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9740Resumo
O espectador da cidade aplica uma classificação involuntária a cada ambiente pelo qual transita, influenciada por seu repertório sociocultural e pelas representações que desenvolve. Este trabalho analisa o potencial de influência, nessas representações, pelo efeito visual decorrente da alteração de fachadas, com a remoção de mensagens comerciais e redistribuição de placas, após a implantação do Projeto Cidade Limpa no município de Londrina-PR, por força da Lei nº 10.966/2010. Examina, em particular, a correlação entre imagem e linguagens no efeito de devolver, ao usuário do espaço urbano, o direito a vivenciar a cidade e os sentidos por ela originalmente emanados. A fotografia é utilizada como recurso de coleta de dados e transposição para análise, e o aporte teórico é proveniente, dentre outras fontes, dos estudos sobre representação e imagem voltados à urbanidade.Downloads
Referências
BRESSAN, Fernanda Grosse. Retratos da transformação urbana: o uso da fotografia como registro visual do "antes" e "depois" da Lei Cidade Limpa em Londrina. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
________. Retratos da transformação urbana de uma cidade: documentação visual de Londrina antes e depois da Lei Cidade Limpa. In: Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 3, 2011. Anais. Londrina, PR: UEL, 2011.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CANEVACCI, Massimo. A cidade polifônica: ensaios sobre a antropologia da comunicação urbana. 2. ed. São Paulo: Studio Nobel, 1997.
CULLEN, Gordon. Paisagem urbana. Lisboa: Edições 70, 2002.
FERRARA, Lucrécia D’Alessio. A estratégia dos signos: linguagem, espaço, ambiente urbano. São Paulo: Perspectiva, 1986.
________. Design em espaços. São Paulo: Rosari, 2002.
________. Olhar periférico. São Paulo: Edusp, 1993.
________. Os significados urbanos. São Paulo: Edusp, 2000.
JANUZZI, Denise de Cássia Rossetto. O desenvolvimento de Londrina e as transformações nos espaços públicos da região central. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 26, n.1, p. 87–97, set. 2005.
KULAK, Sergio Marilson. Visualidades urbanas: impactos de significação decorrentes do Projeto Cidade Limpa em Londrina - PR. 2015. 107 p. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
LONDRINA (PR). Lei Municipal n. 10.966, de 26 de julho de 2010. Dispõe sobre a ordenação dos anúncios que compõem a paisagem urbana do Município de Londrina – PROJETO CIDADE LIMPA e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2014.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MENDES, Camila Faccioni. Paisagem urbana: uma mídia redescoberta. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.
ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli (Org.). Cidade atravessada: os sentidos públicos no espaço urbano. Campinas: Pontes, 2001.
________. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004.
SÃO PAULO (SP). Lei Municipal n. 14.223, de 26 de setembro de 2006. Dispõe sobre a ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana do Município de São Paulo. Disponível em: <http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/cidadelimpa/downloads/ lei_14223.zip>. Acesso em: 13 ago. 2014.
SODRÉ, Rachel Fontes. A comunicação na cidade: polifonia e produção de subjetividade no espaço urbano. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 29, 2006. Anais. Brasília, DF: Intercom, 2006.
VARGAS, Heliana Comin; MENDES, Camila Faccioni. Poluição visual e paisagem urbana: quem lucra com o caos? Revista Arquitextos. jan. 2002. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.020/816>. Acesso em 20 ago. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).