BRASIL "REDEMOCRATIZADO": UM GIGANTE QUE ACORDOU? A DISCURSIVIZAÇÃO MIDIÁTICA SOBRE OS PROTESTOS DE JUNHO DE 2013
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9742Resumo
Este trabalho objetiva investigar os discursos que circularam a respeito dos manifestos de Junho de 2013, com base, especialmente, em um corpus delimitado em manchetes do jornal Folha de S. Paulo, veículo de circulação nacional, a fim de compreender como a mídia configurou e reconfigurou a discursividade do “conflito”, tendo em vista a concepção teórico-metodológica da Análise do Discurso francesa, segundo a qual os discursos não só derivam interpretações possíveis, mas também as constituem.
Downloads
Referências
BRAGA, R. Sob a sombra do precariado. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 4. ed. São Paulo (SP): Editora Paz e Terra, 2000.
IASI, M. L. A rebelião, a cidade e a consciência. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.
LIMA, V. A. de. Mídia, rebeldia urbana e crise de representação. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.
ROLNIK, I. Apresentação – As vozes das ruas: as revoltas de junho e suas interpretações. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.
MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. 3. ed. Campinas (SP): Pontes/ Editora da Unicamp, 1997. (Edição original: 1987)
MAINGUENEAU, D. Gêneses do Discurso. Tradução de Sírio Possenti. Curitiba (PR): Criar Edições, 2005. (Edição original: Bruxelles, P. Mardaga, 1984)
MARICATO, E. É a questão urbana, estúpido!. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.
MORAES, É de. Mídias Sociais, Identidade e Autoria. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 41 (3), p. 936-947, 2012.
MOVIMENTO PASSE LIVRE – São Paulo. Não começou em Salvador, não vai terminar em São Paulo. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.
PESCHANSKI, J. A. O transporte público gratuito, uma utopia real. In: VÁRIOS AUTORES. Cidades Rebeldes – Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial, Carta Maior, 2013.
SANTOS, BOAVENTURA DE SOUZA. Entrevista por MENDONÇA, R. “‘Dilma tem grande insensibilidade social’, diz guru da esquerda”, Folha de S. Paulo, São Paulo: 6/10/2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).