Uma análise fenomenológica da narrativa no livro “Dossiê Brasília O segredo dos presidentes”

Autores

  • Fernando lopes da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Sandra Sueli Garcia de Sousa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9749

Palavras-chave:

Ex-presidente, Fenomenologia, segredo, livro-reportagem.

Resumo

Este artigo propõe uma analise do livro “Dossiê Brasília: Os segredos dos presidentes”. Na obra (2005) foram entrevistados os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Antecedendo cada depoimento, o autor apresenta um perfil dos personagens assinalando o segredo revelado. Assim nos inquieta investigar se houve critérios para escolha do segredo revelado já no perfil ou se ele foi revelado mediante uma pergunta objetiva na entrevista. Esta análise será viabilizada com o uso da fenomenologia de Peirce: Primeiridade, secundidade e terceiridade; transmutando as categorias, respectivamente, às primeiras impressões que o leitor tem dos personagens no perfil, a materialização do segredo revelado nos depoimentos e as possibilidades de interpretação. Esta narrativa promove uma reflexão sobre elementos comuns ao livro reportagem e critérios de noticiabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando lopes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Fernado Lopes da Silva, graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Católica de Uberlândia, Especialista em Mídias em Educação pela Universidade Federal de Uberlandia e Aluno especial do mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação.

Sandra Sueli Garcia de Sousa, Universidade Federal de Uberlândia

Sandra Sueli Garcia de Sousa, Mestre em Teoria e Ensino da Comunicação pela Umesp (1997) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2010). Professora permanente no programa de pós graduação em tecnologias, comunicação e educação, linha de pesquisa "tecnologias e interfaces da comunicação".

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

da Silva, F. lopes, & Garcia de Sousa, S. S. (2015). Uma análise fenomenológica da narrativa no livro “Dossiê Brasília O segredo dos presidentes”. Mídia E Cotidiano, 7(7), 4-19. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9749

Edição

Seção

Artigos Seção Livre