JORNALISMO CULTURAL: PERSPECTIVAS SOBRE MEDIAÇÃO E ETHOS PROFISSIONAL A PARTIR DE ENTREVISTAS COM JORNALISTAS

Autores

  • Luciano Alfonso PPGCOM/Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cida Golin PPGCOM/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9750

Palavras-chave:

jornalismo, jornalismo cultural, mediação, ethos, entrevista

Resumo

A proposta traz um recorte inicial de tese em andamento que visa problematizar a percepção de jornalistas de veículos e assessores de imprensa atuantes no campo das artes visuais sobre processos de mediação e ethos profissional na contemporaneidade. Acreditamos que os dois subgrupos evidenciados vivem transformações nas práticas relacionais e nas rotinas de trabalho, acarretando consequências pouco estudadas, principalmente no jornalismo cultural. Empreendemos uma entrevista-piloto, exploratória, para dimensionar o funcionamento do trabalho mais amplo da tese com a jornalista, crítica de artes visuais e curadora independente Angélica de Moraes. Mudanças estruturais no campo do jornalismo; busca de visibilidade midiática; disputas e alianças entre jornalistas especializados e assessores de imprensa; e flexibilização da postura profissional diante do contexto contemporâneo são algumas questões evidenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Alfonso, PPGCOM/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS (2013). Mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e graduado em Comunicação Social pela mesma Universidade. Desde janeiro de 2013, integra o núcleo Estudos em Jornalismo e Publicações Culturais do Laboratório de Edição Cultura e Design (LEAD - Grupo de Pesquisa CNPq). Como parecerista foi eleito em 2012 para o Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte). Temáticas de pesquisa envolvem o jornalismo, jornalismo cultural, produção editorial, artes visuais e assessoria de imprensa. Até 2014 coordenou como funcionário da instituição a Produção da Fundação Piratini - Rádio e Televisão, sendo responsável executivo por todos os programas da área de Produção da TVE/RS. Tem experiência na área de Comunicação e Assessoria de Imprensa, com ênfase em Cultura e Televisão.

Cida Golin, PPGCOM/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cassilda Golin Costa. Nome em citações bibliográficas: Cida Golin. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) . Atualmente é Professor Associado no curso de Jornalismo e no curso de Museologia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM-FABICO-UFRGS). Coordena o núcleo de Estudos em Jornalismo e Publicações Culturais, vinculado ao Grupo Laboratório de Edição Cultura e Design (LEAD-FABICO-UFRGS). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Cultura. Atualmente, atua e orienta principalmente nos seguintes temas: jornalismo e sistema cultural, publicações culturais, jornalismo e literatura, jornalismo e narrativa, jornalismo e cidade, história do jornalismo, comunicação e museus, linguagem radiofônica, história cultural da literatura. Pesquisador do CNPq.

Referências

Abreu, A. A (2003). Jornalistas e jornalismo econômico na transição democrática. In: Abreu, A. A., Lattmann-Weltman, F., et Kornis, M. (Orgs). Mídia e política no Brasil: jornalismo e ficção. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Adghirni, Zélia Leal (2013). O jornalista sênior nas empresas de mídia. 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo/SBPJor. Artigo. Brasília: UNB.

Amossy, Ruth (2005). O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos. In: Amossy, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto.

Bastos, Marco Toledo (2012). Medium, media, mediação e midiatização: a perspectiva germânica. In: Jr. Janotti, Jader; Mattos, Maria Ângela; Jacks, Nilda. In Mediação & Midiatização. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós.

Berger, Christa (2003). Campos em confronto: a terra e o texto. Porto Alegre: UFRGS Editora.

Bourdieu, Pierre (2007). O Poder Simbólico. 11ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Bourdieu, Pierre (2004). Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. 1ª reimpressão.

Carvalho, Carlos Alberto de; Lage, Leandro (2012). Midiatização e reflexividade das mediações jornalísticas. In Jr. Janotti, Jader; Mattos, Maria Ângela; Jacks, Nilda. In: Mediação & Midiatização. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós.

Charaudeau, Patrick (2006). Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto.

Franciscato, Carlos Eduardo (2005). A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência nas sociedade ocidentais. São Cristóvão: UFS.

Golin, Cida; Cardoso, Everton (2010). Jornalismo e a representação do sistema de produção cultural: a mediação e visibilidade. In: Bolaño, César, Golin, Cida e Brittos, Valério (Org.). Economia da arte e da cultura. São Paulo: Itaú Cultural. p. 184-203.

Gomis, Lorenzo (1991). Teoria del periodismo. Barcelona: Paidós.

Hall, Stuart et al (1999). A produção social das notícias: O mugging nos media. In: Traquina, Nelson (org.) Jornalismo: Questões, Teorias e "Estórias". 2ª. ed. Lisboa: Vega. P. 224-262.

Harries, Gemma; Wahl-Jorgensen, K. (2007). The culture of arts journalists: elitists, saviors or manic depressives? Journalism. vol. 8, edição 6, pp. 619-639.

Hellman, Heikki; Jaakkola, Maarit (2011). From aesthetes to reporters: the paradigm shift in arts journalism in Finland. Journalism (Sagepub), vol. 13, edição 6, pp. 783-801.

Leenhardt (2000) Crítica de arte e cultura no mundo contemporâneo. In: Martins, Maria Helena (Org.). Rumos da crítica. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Itaú Cultural, p.19-28.

Meditsch, Eduardo (2004). O jornalismo é uma forma de conhecimento? In: Hohlfeldt, Antonio; Gobbi, Maria Cristina (org.). Teoria da Comunicação - Antologia de Pesquisadores Brasileiros. Porto Alegre: Sulina.

Meihy, José Carlos Sebe Bom; Bom Meihy, Fabíola Holanda (2007). História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto.

Mick, Jacques; Lima, Samuel (2013). Perfil do jornalista brasileiro - caracaterísticas demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012. Florianópolis: Insular.

Miguel, Luis Felipe (1999). O jornalismo como sistema perito. São Paulo: Rev. Sociologia. USP, p. 197-208.

Moraes, Angélica de (2014). Angélica de Moraes: depoimento. Entrevistador: Luciano Alfonso. São Paulo: 1 arquivo mp3.

Mühlhaus, Carla (2007). Por trás da entrevista. Rio de Janeiro: Record.

Musse, Christina (2013). Telejornalismo e Memória: narrando a cidade pelas histórias de vida. São Paulo: Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (ALAIC), vol. 10, nº 18.

Neveu, Érik (2006). Sociologia do jornalismo. São Paulo: Edições Loyola.

Pereira, Fábio (2011). Jornalistas-intelectuais no Brasil. São Paulo: Summus.

Pompeo Grando, Carolina (2012). Elementos para um estudo do ethos discursivo do jornalismo: análise da seção editorial de CartaCapital. Florianópolis. Dissertação.

Spano, William (2006). Les marques de distribution de produits culturels: des magasins au magazine. In: Les Enjeux de l’information et de la communication http://lesenjeux.u-grenoble3.fr.

Spano, William (2004). Les magazines culturels de marque sous l'emprise du journalisme. In: Communication et langages. N° 140, p. 97-107. http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/colan_0336-1500_2004_num_140_1_3274.

Travancas, Isabel Siqueira (2001). O Livro no Jornal - Os suplementos literários dos jornais franceses e brasileiros nos anos 90. Cotia: Ateliê Editorial.

Travancas, Isabel Siqueira (1993). O Mundo dos Jornalistas. São Paulo: Summus Editorial.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Alfonso, L., & Golin, C. (2015). JORNALISMO CULTURAL: PERSPECTIVAS SOBRE MEDIAÇÃO E ETHOS PROFISSIONAL A PARTIR DE ENTREVISTAS COM JORNALISTAS. Mídia E Cotidiano, 7(7), 20-33. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9750

Edição

Seção

Artigos Seção Livre