Mídia e Everyday Life. Influências e Resistências cotidianas
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9752Palavras-chave:
Cotidiano, mídia, consumo, resistênciaResumo
O cotidiano envolve todos o indivíduos, abarcando todas as suas ações não especializadas como comer, andar, conversar, trabalhar, dormir (CITELLI, 2014). É um espaço de relações sociais, de interação com o outro, onde se forma a estrutura social. No cotidiano há partilha, conhecimento comum, experiência. Nesse contexto há processos de mediação em que a mídia se apresenta como lugar de apontamentos, representações e construção de realidades na vida cotidiana. Uma tensão dialética (CITELLI, 2014, p. 96) em que a mídia reproduz um discurso dominante que tenta padronizar a experiência, mas também é usada como palco para resistências e pluralidades onde, das práticas cotidianas dos sujeitos, nascem revoluções sociais.
Downloads
Referências
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1 Artes de Fazer. 20ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
CITELLI, A. e outros. Dicionário de comunicação. Escolas, teorias e autores. São Paulo: Contexto, 2014.
CRARY, Jonathan. 24/7 Capitalismo Tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
GUIMARÃES, César; FRANÇA, Vera (orgs). Na mídia, na rua – narrativas do cotidiano. Belo Horizente: Autêntica, 2006.
HELER, Agnes. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Hollenbeck, C.R.; Zinkhan, G.M. Consumer activism on the Internet: The role of anti-brand communities. Advances in Consumer Research, 33, 2006.
JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo. A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1997.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Telenovela Brasileira: Uma Narrativa sobre a Nação. In: Comunicação & Educação. N.26: 17 a 34. Jan/abr – 2003. Disponível em < http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37469>
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? . São Paulo: Ed. Loyola, 2002.
TUFTE, Thomas. Televisão, modernidade e vida cotidiana: Discussão sobre o trabalho de Roger Silverstone face a diferentes contextos Culturais. In: Revista InTexto. N.2 – 1997. Disponível e
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).