A Educomunicação, como um campo de intervenção social e de investigação acadêmica

Autores

  • Alexandre Farbiarz Universidade Federal Fluminense - UFF (PPGMC - Dpto. de Comunicação / IACS)
  • Emmanoel Martins Ferreira Universidade Federal Fluminense - UFF (PPGMC - Dpto. de Estudos de Mídia/ IACS), Brasil
  • Wagner da Silveira Bezerra Universidade Federal Fluminense - UFF (PPGMC)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9761

Resumo

Ao longo da primeira década do século XXI, o professor Ismar Soares colaborou para que o conceito da educomunicação fosse adotado por projetos e políticas em níveis municipal, estadual e federal, promovendo novas formas de uso da mídia nos processos educativos. Destes, se destacam o "Educom.TV", de 2002, primeiro curso a distância implementado pela USP em parceria com a SE/SP; o "Educom.rádio", projeto que levou a educomunicação para 455 escolas da cidade de São Paulo; e o curso a distância "Mídias na Educação", do MEC, implementado desde 2006 em São Paulo, em uma parceria entre a UFPE e o NCE, já tendo formado 7 mil professores. Nesta breve entrevista, ele fala à Revista Mídia e Cotidiano sobre o campo da educação para as mídias e a contribuição educomunicativa à educação híbrida conectada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Farbiarz, Universidade Federal Fluminense - UFF (PPGMC - Dpto. de Comunicação / IACS)

Mestre e Doutor em Design (PUC-Rio), Mestre em Educação e Linguagem (USP), professor Departamento de Comunicação Social (UFF), professor e pesquisador Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (UFF), coordenador do grupo de pesquisa educ@midia.com - Educação para as Mídias em Comunicação.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Farbiarz, A., Ferreira, E. M., & Bezerra, W. da S. (2015). A Educomunicação, como um campo de intervenção social e de investigação acadêmica. Mídia E Cotidiano, 7(7), 203-208. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9761