O cinema documentário e os arquivos da memória

Autores

  • Mírian Sousa Alves Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-MG - Departamento de Linguagens e Tecnologia
  • Dúnya Pinto Azevedo Universidade Fumec

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9770

Palavras-chave:

imagens-lembrança - esquecimento de reserva - documento – testemunho

Resumo

A partir do documentário Rua Santa Fé, da chilena Carmen Castillo, e da noção de memória para diferentes pensadores contemporâneos, esse artigo investiga a máquina do cinema documentário como possibilidade de registro e reconhecimento mnemônicos.  A memória do trauma e o registro audiovisual da experiência vivida pela cineasta são aqui investigados como ferramentas de reconstituição/reconhecimento da subjetividade. O ponto de partida são as reflexões propostas por Paul Ricoeur em torno das noções de memória e esquecimento. O que se percebe, com esse estudo, é que o cinema documentário, como um arquivo, pode explicitar e compartilhar com os espectadores as marcas impressas no corpo de seu diretor. Além disso, seu processo de produção, ao promover uma relação com a cidade e com os objetos de infância, podem ainda desencadear aquilo que Ricoeur nomeia como o “pequeno milagre da memória feliz”. Tal especificidade marca o documentário Rua Santa Fé e pode estender-se às narrativas de outras produções audiovisuais contemporâneas.

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Biografia do Autor

Mírian Sousa Alves, Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-MG - Departamento de Linguagens e Tecnologia

Professora do Departamento de Linguagens e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG). Doutora em Estudos Literários pela UFMG.

Dúnya Pinto Azevedo, Universidade Fumec

Doutorando em Comunicação Social na UFMG. Professora da Faculade de Ciências Humanas da Universidade Fumec.

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Publicado

2016-03-31

Como Citar

Alves, M. S., & Azevedo, D. P. (2016). O cinema documentário e os arquivos da memória. Mídia E Cotidiano, 8(8), 122-136. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9770

Edição

Seção

Artigos Seção Temática