Do Hiperlocal Bauruense para o Global Criativo: As Novas Marcas de uma Comunicacao a Partir do Empoderamento Colaborativo

Angelo Sottovia Aranha, Giovani Vieira Miranda

Resumo


A consolidação das novas tecnologias de comunicação e a possibilidade de se produzir conteúdos noticiosos locais, de forma descentralizada e horizontalizada, podem ser vistas como fatores que impulsionam o desenvolvimento jornalístico em ambientes digitais e possibilitam a valorização do local e o reforço de identidades culturais, que passam a configurar como fontes básicas de significados sociais em contraste com o processo de comunicação habitual dos mass media. A partir desses conceitos, sob as óticas da Economia Criativa e do Jornalismo Hiperlocal, é analisada a experiência de comunicação da Casa do Hip Hop de Bauru, arranjo produtivo criativo local de Bauru, cidade do interior de São Paulo, que tem inovado com a criação de um modelo colaborativo e cidadão frente ao da mídia mainstream da cidade, com novas possibilidades para a seleção, captação, edição e difusão de conteúdos informativos.


Palavras-chave


Jornalismo Cidadão; Jornalismo Local; Novas Tecnologias.

Texto completo:

PDF

Referências


ALZAMORA, Geane. Para além do jornalismo de massa: a diversidade da informação cultural na internet. In: PINTO, Júlio; SERELLE, Márcio. Interações Midiáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 153 –168.

ARANHA, A. S.; X, J. T. P.. Jornalismo cidadão e o protagonismo político local: as experiências do jornal “Voz do Nicéia” e do “Portal Participi”. ÂNCORA-Revista Latino-americana de Jornalismo, v. 2, n. 2, 2015.

BARBOSA, S. Jornalismo digital e a informação de proximidade: o caso dos portais regionais, com estudo sobre o UAI e o iBahia. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na UFBA, Salvador (BA), Novembro de 2002. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/barbosa-suzana-portais-mestrado.pdf. Acesso em: 31 jun. 2015.

BERGER, Peter L.; LUCKMAN, Thomas. A construção social da realidade. Lisboa: Dinalivro, 2004.

CARNIELLO, Mônica Franchi. Interatividade na publicidade digital. Revista ciências

humanas, Taubaté , v. 9, n. 2, p. 125-128, 2003.

CARVALHO, J Maurício.; CARVALHO; A.M.G. Do hiperlocal aos insumos criativos: as mutações do jornalismo na contemporaneidade. In: CARVALHO,J.M; BRONOSKY (Org.) Jornalismo e Convergência. São Paulo, Cultura Acadêmica. 2014. p. 69-87

CASTELLS, M. Fluxos, Redes e Identidades: Uma Teoria Crítica da Sociedade Informacional. In: Castells, M. (Org). Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

______. A sociedade em rede. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHOI, Y. J. Local news. In W. Donsbach (Ed.), The international encyclopedia of communication: Blackwell Publishing. 2008

FOSCHINI, Ana Carmen & TADDEI, Roberto Romano. Jornalismo Cidadão –Você faz a notícia. Coleção Conquiste a Rede. Overmundo. Disponível em: http://www.overmundo.com.br /banco/conquiste-a-rede-jornalismo-cidadao-voce-faz-a-noticia. Acesso em: 26/04/2016

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1967.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LEMOS, A. Nova Esfera Conversacional. In: Dimas A Künsch, D.A, da Silveira, S.A, et al. Esfera Pública, redes e jornalismo. Rio de Janeiro. Editora. E-papers, 2009.

LÓPEZ GARCÍA, Xosé. Ciberperiodismo em la proximidade. Sevilla: Comunicación

Social ediciones y publicaciones, 2008.

PERUZZO, C. M. K. Mídia Local, uma mídia de proximidade. Comunicação: Veredas, Ano 2 – nº 02 – novembro 2003. Disponível em: http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/comunicacaoveredas/article/viewFile/5105/4723. Acesso em: 28.07.2013.

______. Mídia Local e suas interfaces com a mídia comunitária no Brasil. Trabalho apresentado no Núcleo de Comunicação para a Cidadania, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003. Acesso no dia 28.07.2014, em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/99061099541813324499037281994858501101.pdf.

METZGAR, Emily; KURPIUS, David; ROWLEY, Karen. Defining Hyperlocal Media: Proposing a Framework for Discussion. Annual meeting of the International Communication Association, Suntec Singapore International Convention & Exhibition Centre, Suntec City, Singapore, Jun 22, 2010 Disponível em: . Acessado em: 23 fev. 2016.

MORETZSOHN, Sylvia. O mito libertário do “jornalismo cidadão”. In Comunicação e Sociedade, volume 9-10, p 63-81, 2006.

______, Sylvia. Pensando contra os fatos. Jornalismo e cotidiano: do senso comum

ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

PERUZZO, C. M. K.; VOLPATO, M. O. Conceitos de comunidade, local e região: inter-relações e diferenças. Artigo apresentado II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, em abril de 2009. Disponível em: http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Mestrado/Documents/COLOQUIO%20BXM/S1/ cecilia%20krohling%20e%20marcelo%20volpato.pdf. Acesso em 15 fev. 2016.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador:comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: 2° Edição, Sulina, 2008. (Coleção: Cibercultura)

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 5.

ed. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2001.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no inicio do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2001.

SILVEIRA, S. A. Cibercultura, commons e feudalismo informacional. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 37, dez. 2008.

SQUIRRA, Sebastião (Org.). Ciber Mídias: extensões comunicativas, expansões humanas. Porto Alegre: Buqui, 2012.

XAVIER, J. T. P.; XAVIER, P. A. M.. Ler, Interpretar e Agir: um Círculo de Cultura Fora do Eixo. Razón y Palabra, v. 19, n. 89, 2015.




DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v9i9.9781

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC 
Universidade Federal Fluminense - UFF
Endereço: Rua Tiradentes, nº 148 - Ingá - Niterói - Rio de Janeiro - CEP 24.210-510
e-mail: pmc.ega@id.uff.br
Site: http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br

Telefone/Fax: (21) 2629-9684/ (21) 2629-9681