Do Hiperlocal Bauruense para o Global Criativo: As Novas Marcas de uma Comunicacao a Partir do Empoderamento Colaborativo

Autores

  • Angelo Sottovia Aranha Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Giovani Vieira Miranda Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v9i9.9781

Palavras-chave:

Jornalismo Cidadão, Jornalismo Local, Novas Tecnologias.

Resumo

A consolidação das novas tecnologias de comunicação e a possibilidade de se produzir conteúdos noticiosos locais, de forma descentralizada e horizontalizada, podem ser vistas como fatores que impulsionam o desenvolvimento jornalístico em ambientes digitais e possibilitam a valorização do local e o reforço de identidades culturais, que passam a configurar como fontes básicas de significados sociais em contraste com o processo de comunicação habitual dos mass media. A partir desses conceitos, sob as óticas da Economia Criativa e do Jornalismo Hiperlocal, é analisada a experiência de comunicação da Casa do Hip Hop de Bauru, arranjo produtivo criativo local de Bauru, cidade do interior de São Paulo, que tem inovado com a criação de um modelo colaborativo e cidadão frente ao da mídia mainstream da cidade, com novas possibilidades para a seleção, captação, edição e difusão de conteúdos informativos.

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Biografia do Autor

Angelo Sottovia Aranha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor do Curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutor em Comunicação e Poéticas Visuais (UNESP), mestre em Projeto Arte e Sociedade (UNESP) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (USP). Email: angelo.sottovia.aranha@gmail.com

Giovani Vieira Miranda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec) da Unesp. Jornalista e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp, Campus de Bauru. Email: giovani.vieira.miranda@gmail.com

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Publicado

2016-08-12

Como Citar

Aranha, A. S., & Miranda, G. V. (2016). Do Hiperlocal Bauruense para o Global Criativo: As Novas Marcas de uma Comunicacao a Partir do Empoderamento Colaborativo. Mídia E Cotidiano, 9(9), 66-83. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v9i9.9781

Edição

Seção

Artigos Seção Temática