El Terminal de Pasajeros de Maracaibo: Personagem e Cultura Popular no Documentario Contemporaneo Venezuelano

Autores

  • Alessandro Gamo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Daniel Maggi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v9i9.9786

Palavras-chave:

cinema documentário venezuelano, cultura popular, narrativa cinematográfica (documentário), estética cinematográfica (documentário), Maracaibo.

Resumo

Este artigo se debruça sobre um dos paradigmas mais importantes da cinematografia documentária venezuelana dos últimos 16 anos: seu foco em personagens oriundos das classes populares, muitos deles marginalizados, e nas formas culturais que lhes são próprias. Para tal fim, analisamos o longa-metragem El terminal de pasajeros de Maracaibo (Yanilú Ojeda, 2006-2008), título que apresenta uma polifonia de personagens humildes e anônimos que fazem vida no terminal rodoviário da segunda cidade mais populosa da Venezuela. A análise foca a construção da narrativa do filme, aprofundando em aspectos como personagens, performance e características axiográficas da linguagem de câmera.

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Biografia do Autor

Alessandro Gamo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e do Programa de Pós Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Daniel Maggi, Universidade Federal de São Carlos

Mestre Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2015), com financiamento do programa PEC-PG/CNP-Capes

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Publicado

2016-08-12

Como Citar

Gamo, A., & Maggi, D. (2016). El Terminal de Pasajeros de Maracaibo: Personagem e Cultura Popular no Documentario Contemporaneo Venezuelano. Mídia E Cotidiano, 9(9), 168-188. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v9i9.9786

Edição

Seção

Artigos Seção Livre