Games e Espaço Geográfico Usos e apropriações das mídias locativas nos jogos digitais
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9795Palavras-chave:
Jogos digitais. Mídias locativas. Espaço. Tecnologia calma.Resumo
O presente artigo discute a relação entre jogos digitais e mídias locativas. Partindo da pergunta “qual a função do espaço nos games?”, pretende-se apresentar uma classificação para os jogos digitais de acordo com a função do espaço geográfico na interação e com usos e apropriações de tecnologias e serviços baseados em localização. A hipótese sustenta que, a partir de uma classificação em duas categorias principais, chamadas videogame e jogo locativo, as mídias locativas podem figurar de duas maneiras, nomeadas uso centralizado e apropriação periférica. Esta proposta é devedora da função do espaço geográfico no jogo e da noção de tecnologia calma. A pesquisa aqui desenhada é conduzida a partir da experiência em jogos locativos, games que utilizam as mídias locativas como recurso para seu desenvolvimento.
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