Games e Espaço Geográfico Usos e apropriações das mídias locativas nos jogos digitais

Autores

  • Luiz Adolfo Andrade Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas - III

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9795

Palavras-chave:

Jogos digitais. Mídias locativas. Espaço. Tecnologia calma.

Resumo

O presente artigo discute a relação entre jogos digitais e mídias locativas. Partindo da pergunta “qual a função do espaço nos games?”, pretende-se apresentar uma classificação para os jogos digitais de acordo com a função do espaço geográfico na interação e com usos e apropriações de tecnologias e serviços baseados em localização. A hipótese sustenta que, a partir de uma classificação em duas categorias principais, chamadas videogame e jogo locativo, as mídias locativas podem figurar de duas maneiras, nomeadas uso centralizado e apropriação periférica. Esta proposta é devedora da função do espaço geográfico no jogo e da noção de tecnologia calma. A pesquisa aqui desenhada é conduzida a partir da experiência em jogos locativos, games que utilizam as mídias locativas como recurso para seu desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Luiz Adolfo Andrade, Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas - III

Professor do curso de Jornalismo em Multimeios e do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da UNEB. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea (cibercultura) da Universidade Federal da Bahia. Coordena o LEME/CNPQ - Laboratório de Estudos em Mídia e Espaço. 

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AUTOR

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Publicado

2016-12-23

Como Citar

Andrade, L. A. (2016). Games e Espaço Geográfico Usos e apropriações das mídias locativas nos jogos digitais. Mídia E Cotidiano, 10(10), 63-82. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9795

Edição

Seção

Artigos Seção Temática