A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9803Palavras-chave:
comunicação, emoções, retórica, arquétiposResumo
Este artigo utiliza os pressupostos teóricos de Carl Jung sobre os arquétipos e o inconsciente coletivo, suas funcionalidades na estruturação da psique humana e a necessidade inata de vivenciá-los nas práticas cotidianas. Através da interface entre áreas da neurolinguística, da psicologia junguiana e da comunicação, busca-se entender como os arquétipos podem ser eliciados pela retórica midiática para criar necessidades, desejos e vontades nos indivíduos.
Downloads
Referências
COSTA, Jorge Campos da. Filosofia da Lingüística, Filosofia da Ciência e Metateoria das Interfaces. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.
DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
EKMAN, Paul. A linguagem das emoções. São Paulo: Lua de Papel, 2011.
JUNG, Carl Gustav. A dinâmica do inconsciente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
_____. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis, RJ: Vozes, 7ª ed, 2011.
_____. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2008.
_____. Psicologia do Inconsciente. Petrópolis, RJ: Vozes, 19ª ed, 2011.
REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
STEIN, Murray. Jung: o mapa da alma: uma introdução. São Paulo: Editora Cultrix, 2006.
YOUNG, Skip Dine. A psicologia vai ao cinema: o impacto psicológico da sétima arte em nossa vida e na sociedade moderna. São Paulo: Cultrix, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).