RÁDIOS COMUNITÁRIAS E DIREITOS HUMANOS: o caso da rádio Serra FM: desafios e atitudes do fazer comunicação comunitária em um dos municípios de menor IDH do País

Autores

  • Orlando Maurício de Carvalho Berti UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9810

Palavras-chave:

Comunicação, Comunicação Comunitária, Direitos Humanos, Rádio Comunitária, Rádio Comunitária Serra FM.

Resumo

O estudo faz uma reflexão sobre o caso da rádio comunitária Serra FM, localizada na cidade sertaneja de São Francisco de Assis do Piauí (a 500 quilômetros da capital, Teresina), no sentido de seus desafios e atitudes para a promoção da comunicação comunitária e dos direitos humanos. Objetiva-se: destacar, analisar, mostrar e debater o fenômeno. Parte-se de um estudo de caso, balizado também em pesquisa documental e bibliográfica, notadamente em fundamentações sobre Comunicação, Comunicação Comunitária e Direitos Humanos. Destaca-se que a emissora tem uma maneira própria de promoção de direitos humanos e que seus desafios residem principalmente em ter uma maior interação social para com as demandas contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando Maurício de Carvalho Berti, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Jornalista. Professor, pesquisador, extensionista e coordenador do curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - da Universidade Estadual do Piauí. Coordenador-geral do Projeto de Extensão de Formação de Comunicadores Comunitários e Populares do Sertão do Piauí. Coordenador-geral do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Alternativa, Comunitária e Popular da UESPI. Coordenador do curso de Comunicação Social da UESPI de Teresina.

Referências

ANJOS, Hosana Tenório dos. A participação da comunidade da cidade de São Francisco de Assis do Piauí, no Sertão Piauiense, na rádio comunitária Serra FM. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo) – Universidade Estadual do Piauí: Picos, 2014.

ATLAS BRASIL. Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br>. Acesso em: 19.mar.2017.

BERTI, Orlando Maurício de Carvalho. Os processos comunicacionais nas rádios comunitárias legalizadas do Sertão do Piauí. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo: São Bernardo do Campo, 2009.

______. Processos comunicacionais nas rádios comunitárias do sertão do nordeste brasileiro na internet. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo: São Bernardo do Campo, 2014.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2010.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Artigos 1º e 19. Disponível em: <http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf>. Acesso em: 01.abr.2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.

GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. IN: PINSKY, Carla Bassanezi; PINSKY, Jaime. História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2008.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados populacionais e históricos da cidade de São Francisco de Assis do Piauí. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/municipio/2209658>. Acesso em: 18.mar.2017.

POLISTCHUCK, Ilana; TRINTA, Aluizio Ramos. Teorias da comunicação – o pensamento e a prática da Comunicação Social. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

RÁDIO SERRA FM. Histórico, contemporaneidade e informações sobre a emissora. Disponível em: <http://www.radioserrafm87.com>. Acesso em: 20.mar.2017.

RABENHORST, Eduardo R. O que são direitos humanos? Direitos Humanos Net, 2014. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/edh/redh/01/01_rabenhorst_oqs_dh.pdf>. Acesso em: 29.mar.2017.

REDE NACIONAL DE ADOLESCENTES E JOVENS COMUNICADORES. Direito Humano à Comunicação. Disponível em: <http://renajoc.org.br/direito-humano-a-comunicacao>. Acesso em: 01.abr.2017.

Downloads

Publicado

2017-05-17

Como Citar

Carvalho Berti, O. M. de. (2017). RÁDIOS COMUNITÁRIAS E DIREITOS HUMANOS: o caso da rádio Serra FM: desafios e atitudes do fazer comunicação comunitária em um dos municípios de menor IDH do País. Mídia E Cotidiano, 11(1), 30-45. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9810