IDENTIDADE, HISTÓRIA E IMAGEM NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA MARCA DO CONJUNTO PALMEIRAS DURANTE A COPA DO MUNDO FIFA 2014
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9811Palavras-chave:
Marca, Conjunto Palmeiras, Pesquisa-ação, Consumo.Resumo
A motivação deste estudo foi compreender o uso de estratégias de comunicação e marketing de lugar (KOTLER et al, 2006), pela comunidade periférica do Conjunto Palmeiras, bairro com o pior IDH e apontado nas pesquisas do estado como o mais violento da cidade de Fortaleza. Neste artigo apresentamos uma das oficinas com jovens adolescentes sobre a criação de uma identidade visual para complementar a inserção do bairro na Copa do Mundo FIFA 2014. Utilizou-se como método neste trabalho a pesquisa-ação (Tripp, 2005), com objetivo de refletir sobre a prática das atividades realizadas pelo grupo. Concluiu-se que ao representar-se por meio da criação de uma marca, o bairro é direto e repetitivo nas fórmulas e busca ser visto como um local de valores distantes da imagem comumente atrelados ao lugar.Downloads
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