COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens

Autores

  • Camila Alvarenga PUC-Minas
  • José Márcio Barros

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9812

Palavras-chave:

Educomunicação, Comunicação, Cultura, Mediações

Resumo

A proposta desse trabalho foi compreender de que forma a comunicação, a educação e a cultura foram articuladas na concepção e na realização das ações do projeto “Proteger é Preciso”, executado pela ONG Oficina de Imagens – Comunicação e Educação. Para tanto, buscou-se a correlação entre os conceitos de comunicação, educação e cultura de forma a elencar os aspectos que os aproximam e conformam essa inter- relação, com destaque para a maneira como o contexto da revolução tecnológica, da cultura midiática e da sociedade midiatizada interfere nos processos educativos. Para auxiliar na compreensão dessa inter-relação, procurou-se identificar aspectos das mediações que conformavam as interações entre os participantes do projeto no momento em que aconteciam as oficinas, sob o ponto de vista das múltiplas mediações (Guillermo Orozco) e das mediações comunicativas da cultura (Martín-Barbero). Além disso, procurou-se compreender a relação das mediações com o ecossistema comunicativo e as diretrizes da educomunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-17

Como Citar

Alvarenga, C., & Barros, J. M. (2017). COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, CULTURA E SUAS MEDIAÇÕES: uma incursão no projeto Proteger é Preciso/ONG Oficina de Imagens. Mídia E Cotidiano, 11(1), 66-87. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9812