O RURAL NAS PERSPECTIVAS POLÍTICA E POÉTICA: uma breve análise de discurso
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9831Palavras-chave:
Rural, ruralidade, análise de discurso, discurso político, discurso poéticoResumo
Este estudo busca compreender como diferentes gêneros discursivos constroem sentido para o termo rural em dispositivos midiáticos. Para isso, aplica teorias e metodologias da análise de discurso (AD) de origem francesa para avaliar dois enunciados: uma postagem da ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu no facebook e um poema de Manoel de Barros, publicado em livro e no site da revista Globo Rural. O rural do discurso político destaca o espaço de produção de alimentos, de trabalho duro e que precisa ser reconhecido pelo meio urbano; no discurso poético, o rural se apega à natureza: as aves, os rios, os animais. Os dois rurais se confrontam no mundo real, na medida em que o avanço de um deles representa a decadência do outro.
Downloads
Referências
poemas de Manoel de Barros. Globo Rural, São Paulo, 13 nov. 2014. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2014/11/veja-3-poemas-de-manoel-de-barros.html. Acesso em: 3 jun. 2017.
AZEVEDO, Ricardo. Formação de leitores e razões para a Literatura. In: SOUZA, Renata Junqueira de. (Org.). Caminhos para a formação do leitor. São Paulo: DCL, 2004. Disponível em: http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Formacao-de-leitores1.pdf. Acesso em: 5 jun. 2017.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
BLIKSTEIN, Izidoro. Análise semiótica do discurso político e empresarial. In: EMEDIATO, Wander; MACHADO, Ida Lúcia; MENEZES, William (Orgs.). Análise do discurso: gênero, comunicação e sociedade. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso/UFMG, 2006. p. 119-132.
BOCCHINI, Bruno. Pesquisa mostra que 58% da população brasileira usam a internet. Agência Brasil, 13 set. 2016. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-09/pesquisa-mostra-que-58-da-populacao-brasileira-usam-internet. Acesso em: 24 jun. 2017.
CHARAUDEAU, Patrick. Informar em que circunstâncias? Os dispositivos de encenação. In: ______. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006. p. 104-125.
______. O ethos, uma estratégia do discurso político. In: ______. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2008. p.113-119.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. Coordenação da tradução: Fabiana Komesu. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
FIORIN, José Luiz. Enunciação e comunicação. In: FIGARO, Roseli (Org.). Comunicação e análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2013. p. 45-78.
IZIQUE, Claudia. O novo rural brasileiro. Revista Fapesp, abr. 2000, n. 52. Disponível em: revistapesquisa.fapesp.br/2000/04/01/o-novo-rural-brasileiro/. Acesso em: 25 jun. 2017.
XXXXX, Xxxxx Xxxxx. X xxxxxxx xx xxxxxxx: xxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxx xxx. 2005. 158 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual Paulista), Bauru, 2005. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2017.
______. Xxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxx xxxxx. 2016. 291 p. Tese (Doutorado em Comunicação Social) –Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2016.
ORLANDI, Eni Puccinelli. O inteligível, o interpretável e o compreensível. In: ______. Discurso e leitura. 6. ed. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Unicamp, 2001. p. 101-118.
PINTO, Milton José. Comunicação & discurso. São Paulo: Hacker Editores, 1999.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.
______. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
Van DIJK, Teun Adrianus. Discurso, notícia e ideologia: estudos na análise crítica do discurso. Famalicão: Campo das Letras, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).