DEBATES ONLINE E SEU PAPEL DEMOCRÁTICO: uma análise das principais características e ferramentas

Autores

  • Rafael Simonassi UCB
  • Edilson Ferneda Universidade Católica de Brasília
  • Hércules Antonio do Prado Universidade Católica de Brasília
  • Luiza Beth Nunes Alonso Universidade Católica de Brasília
  • Ricardo Spindola Mariz Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9834

Palavras-chave:

Debates online. Web 2.0. Democracia. eDemocracia. Governo Participativo.

Resumo

No passado, os debates eram realizados em ambientes organizados em um espaço onde a participação das pessoas necessitava da sua presença física. Com a Internet, e, principalmente, a Web 2.0, um novo contexto de comunicação surgiu e os debates, antes momentâneos, agora podem ser estendidos por um período mais longo, e seu ambiente pode ser ampliado além dos limites espaciais que antes o limitavam. Com as atuais tecnologias, é possível assumir a posição de interlocutor nas discussões por meio de projetos independentes, ou via coletivos ou associações que se servem das atuais ferramentas online disponíveis. É nesse contexto que o presente trabalho objetiva estabelecer uma discussão. Neste artigo são discutidos os conceitos de debate, a sua contribuição para a democracia, sua evolução para os debates online e algumas das ferramentas disponíveis para isso.

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Biografia do Autor

Rafael Simonassi, UCB

Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Gestão do COnhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília.

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

Graduado em Tecnologia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (1979), Mestre em Sistemas e Computação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1988) e Doutor em Ciência da Computação pelo Laboratoire d'Informatique, Robotique et de Microélectronique de Montpellier - LIRMM, França (1992). Entre 1986 e 2004, foi professor do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (antiga UFPB), tendo atuado nos cursos de Tecnologia em Processamento de Dados, Bacharelado em Ciência da Computação, Mestrado em Informática e Doutorado em Engenharia Elétrica. Desde 2001 é professor titular da Universidade Católica de Brasília, onde atua no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação e no Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Seus interesses incluem Inteligência Artificial e Gestão do Conhecimento. Tem experiência como consultor de organismos internacionais em projetos juntos a órgãos do Governo Federal Brasileiro.

Hércules Antonio do Prado, Universidade Católica de Brasília

Hércules Antonio do Prado é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília, Diretor Administrativo-Financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (Fundação Eliseu Alves) e editor da Revista Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação (https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RGCTI). Foi Diretor Técnico e membro do Conselho Curador da Fundação Eliseu Alves e integrou o corpo de avaliadores de cursos de graduação do INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Trabalha e desenvolve pesquisas nas áreas de gestão organizacional, planejamento estratégico, gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e inteligência competitiva. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Baseados em Conhecimento, atuando principalmente em Inteligência Artificial aplicada às organizações. Publicou mais de 100 trabalhos científicos entre artigos em periódicos e eventos, livros e capítulos de livros. Orientou mais de 30 dissertações de mestrado e 3 trabalhos de conclusão de cursos de graduação. Sua formação inclui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal de São Carlos (1976), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1989) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), com estágio doutoral na University of Pittsburgh, EUA (1999).

Luiza Beth Nunes Alonso, Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Educação - Harvard University (1981) e doutorado em Educação - Harvard University (1985). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Sociologia do Conhecimento, com ênfase na interface entre domínio conceitural e campos de aplicabilidade. Realiza pesquisas sobre os temas Inter e Transdisciplinaridade, Gestão Social de Conhecimentos, Redes Sociais e sobre a interação entre Conhecimentos, Tecnologia da Informação e Sociedade.

Ricardo Spindola Mariz, Universidade Católica de Brasília

Pedagogo. Mestre em educação. Doutor em sociologia pela Universidade de Brasília. Pesquisador do Programa de Mestrado de Gestão do Conhecimento e Tecnologias da Informação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Coordenador da Área de Missão da União Marista do Brasil. Focos de atuação: gestão social do conhecimento, gestão educacional, formação de professores/as e educação e trabalho.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Simonassi, R., Ferneda, E., do Prado, H. A., Alonso, L. B. N., & Mariz, R. S. (2017). DEBATES ONLINE E SEU PAPEL DEMOCRÁTICO: uma análise das principais características e ferramentas. Mídia E Cotidiano, 11(2), 178-194. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9834