LAÇO SOCIAL E ESPETÁCULO MIDIÁTICO NA TECNOCULTURA AO REDOR DO FOGÃO

Autores

  • Carlos Alberto Zanotti Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas
  • Amanda Maria Artioli Pezzo Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9835

Palavras-chave:

Sociedade midiatizada, Culinária na televisão, Reality shows.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo debater, a partir da pesquisa bibliográfica e conhecimento empírico, a proliferação e as razões do sucesso alcançado pelos programas de culinária na televisão brasileira – um fenômeno de dimensão praticamente universal. Com atenção especial aos reality shows, aqui são observadas duas dimensões relativas às propriedades da televisão: a construção de laços sociais e a transformação de anônimos em protagonistas de espetáculos nos quais a audiência encontra várias “posições de sujeito” (KELLNER, 2001) mediadas por uma “coincidência identificatória” (CRAVEIRO, 2004). A hipótese trabalhada é a de que produções televisivas com tais propriedades oferecem elementos para a produção de espetáculos midiáticos consoantes com o estágio do desenvolvimento tecnocapitalista, quando se consolida uma cultura na qual mídia e tecnologia se tornam seus princípios organizadores.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Zanotti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Jornalista, professor e pesquisador da Faculdade de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo.

Amanda Maria Artioli Pezzo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Professora da Faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte, da mesma instituição.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Zanotti, C. A., & Pezzo, A. M. A. (2017). LAÇO SOCIAL E ESPETÁCULO MIDIÁTICO NA TECNOCULTURA AO REDOR DO FOGÃO. Mídia E Cotidiano, 11(2), 195-207. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9835