LAÇO SOCIAL E ESPETÁCULO MIDIÁTICO NA TECNOCULTURA AO REDOR DO FOGÃO

Carlos Alberto Zanotti, Amanda Maria Artioli Pezzo

Resumo


Este trabalho tem por objetivo debater, a partir da pesquisa bibliográfica e conhecimento empírico, a proliferação e as razões do sucesso alcançado pelos programas de culinária na televisão brasileira – um fenômeno de dimensão praticamente universal. Com atenção especial aos reality shows, aqui são observadas duas dimensões relativas às propriedades da televisão: a construção de laços sociais e a transformação de anônimos em protagonistas de espetáculos nos quais a audiência encontra várias “posições de sujeito” (KELLNER, 2001) mediadas por uma “coincidência identificatória” (CRAVEIRO, 2004). A hipótese trabalhada é a de que produções televisivas com tais propriedades oferecem elementos para a produção de espetáculos midiáticos consoantes com o estágio do desenvolvimento tecnocapitalista, quando se consolida uma cultura na qual mídia e tecnologia se tornam seus princípios organizadores.


Palavras-chave


Sociedade midiatizada; Culinária na televisão; Reality shows.

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DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9835

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