JOVENS ALUNOS CRIAM CAPAS DE REVISTAS: o que eles têm mesmo a dizer?
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9836Palavras-chave:
Cultura e Movimentos de Consumo, Mídias Impressas, Jovens Estudantes, Criação de Capas de Revistas.Resumo
Refletir sobre o quanto as estratégias editoriais de mídias impressas podem influenciar a vida de jovens leitores com suas “armadilhas mercadológicas”, quando visam contribuir (ou não) com a busca da autoafirmação de suas identidades e de seus estilos de vida, ainda em construção. Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo detalhar como seria uma capa de revista idealizada/imaginada por jovens alunos do ensino médio e cursando o Técnico em Publicidade, de uma escola comunitária da cidade de Novo Hamburgo – RS. Esses alunos, principalmente as jovens do gênero feminino, são o público-alvo das revistas Atrevida e Todateen, porém neste estudo os jovens estudantes entram em cena como produtores midiáticos de “suas próprias revistas”.
Downloads
Referências
BARBOSA, Lívia, CAMPBELL, Colin. Cultura Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo sei que êxito: as bases metafisicas do consumo moderno. In: BARBOSA, Lívia, Org. Juventude e Gerações no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2012. p.47-64.
BAUDRILLARD, Jean. Para uma crítica da economia política do signo. Lisboa: Editions Gallimard, 1972.
_____. Semiologia dos Objetos – Seleção de Ensaios da Revista “Communications”. Editora Vozes: Petrópolis, 1972.A
_____. A troca simbólica e a morte. Lisboa: Editions Gallimard, 1976.
_____. A sociedade consumo. Lisboa/Portugal. Ed. Planète. Tradução Arthur Lopes Cardoso. 1995
_____. Da sedução. Campinas-SP: editora: Papirus. 6ºed. 2006.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: As Consequências Humanas. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
_____. Identidade. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
_____. Vidas Desperdiçadas. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
_____. VIDAS Para Consumo: A Transformação das Pessoas em Mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
_____. Danos Colaterais: Desigualdades Sociais numa Era Global. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
CORTINA, Adela. Por una ética del consumo la ciudadanía del consumidor en un mundo global. Madrid. Editora Santillana Ediciones Generales. 2002.
MALINOWSKI, Bronislaw, Raspe. Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
ROCHA, Ana Luiza Carvalho. ECKER, Cornelia. Urdidura das trocas sociais na trama das aprendizagens escolares. Revista Brasileira de Ciência Sociais. UFRGS . 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).