JOVENS ALUNOS CRIAM CAPAS DE REVISTAS: o que eles têm mesmo a dizer?

Autores

  • Robson da Silva Constante Universidade Feevale
  • Saraí Patrícia Schmidt Universidade Feevale
  • Ana Luiza Carvalho da Rocha Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9836

Palavras-chave:

Cultura e Movimentos de Consumo, Mídias Impressas, Jovens Estudantes, Criação de Capas de Revistas.

Resumo

Refletir sobre o quanto as estratégias editoriais de mídias impressas podem influenciar a vida de jovens leitores com suas “armadilhas mercadológicas”, quando visam contribuir (ou não) com a busca da autoafirmação de suas identidades e de seus estilos de vida, ainda em construção. Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo detalhar como seria uma capa de revista idealizada/imaginada por jovens alunos do ensino médio e cursando o Técnico em Publicidade, de uma escola comunitária da cidade de Novo Hamburgo – RS. Esses alunos, principalmente as jovens do gênero feminino, são o público-alvo das revistas Atrevida e Todateen, porém neste estudo  os jovens estudantes entram em cena como produtores midiáticos de “suas próprias revistas”.

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Biografia do Autor

Robson da Silva Constante, Universidade Feevale

Possui doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (2013-2017). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Feevale (2006) e mestrado em Memória Social e Bens Culturais pelo Centro Universitário La Salle - Canoas (2013). Tem experiência com pesquisas nas áreas de: Comunicação, cibercultura, memória, inovação, marketing, blog e consumo juvenil, Etnografia, Fotoetnografia, Análise de Conteúdo. Desenvolve pesquisas sobre os temas juventudes, cultura, consumo e pedagogia do consumo.

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Possui Doutorado (2006) e Mestrado (1999) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Comunicação Social - Jornalismo (1991) pela Universidade Do Vale dos Sinos. Docente dos Programas de Pós-Graduação Processos e Manifestações Culturais e Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale. Pesquisadora Gaúcha (Fapergs) e CNPQ Edital Ciências Sociais Aplicadas 2016-2017.Coordenadora do GT Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (2016-2017). Desenvolve pesquisas sobre os temas juventude, infância, cultura, educação e consumo na orientação de teses, dissertações, monografias e iniciação científica. Integra o projeto de extensão Nosso Bairro em Pauta desde 2002 tendo como foco educação e mídia.

Ana Luiza Carvalho da Rocha, Universidade Feevale

Bacharelado em Ciências Sociais - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Antropologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (orientação Gilberto Velho), Doutorado pela Universidade René Descartes, Paris V, Sorbone (orientação Michel Maffesoli), Pós-doutorado em Antropologia sonora e visual, Universidade Denis Diderot, Paris VII (orientação Jean Arlaud)/Bolsa CNPq. Professora colaborada do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFRGS, professora permanente do PROF_AGUA, Mestrado profissional de regulação e gestão de recursos hídricos/Instituto de Pesquisas Hidráulicas/IPH/UFRGS e professora adjunta da Universidade FEEVALE. Estágio Sênior/ESN no Instituto Latino-americano/Universidade Livre de Berlim/Alemanha, Bolsa CAPES. Estágio Senior/ESN no Centro Naville/Universidade Evry d' Essay/França/Bolsa CAPES. Participa do Grupo de Pesquisa Metropolização de Desenvolvimento Regional/FEEVALE/RS (Novo Hamburgo) e dos Núcleo Antropologia Visual/Navisual), do Núcleo de Pesquisa em Culturas Contemporâneas (NUPECS) e do Banco de Imagens e Efeitos Visuais/BIEV/Laboratório de Antropologia Social/ Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/IFCH/UFRGS (Porto Alegre).

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Constante, R. da S., Schmidt, S. P., & da Rocha, A. L. C. (2017). JOVENS ALUNOS CRIAM CAPAS DE REVISTAS: o que eles têm mesmo a dizer?. Mídia E Cotidiano, 11(2), 208-232. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9836