TIPIFICANDO O ATÍPICO – A PERFORMANCE DE GÊNERO DE PABLLO VITTAR NO INSTAGRAM
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9849Palavras-chave:
Drag queen, gênero, performance, redes sociais.Resumo
O presente artigo investiga a narrativa imagética e performática da drag queen Pabllo Vittar no Instagram a partir de um levantamento das publicações feitas pela cantora de 19 de abril a 11 de agosto de 2017, respectivamente as datas de lançamento do videoclipe de K.O – a música que catapultou sua carreira - e quando o mesmo vídeo alcançou 100 mil visualizações no YouTube. Por meio do levantamento do material coletado, estabelecemos uma tipologia das imagens e análise do engajamento dos internautas, para entender como a artista justapõe os binômios de gênero e ajuda a expandir e ressignificar as relações entre corpo, gênero e sexo.
Downloads
Referências
AMANAJÁS, Igor. Drag queen: um percurso histórico pela arte dos atores transformistas. Revista Belas Artes, ano 6, nº 16, set-dez 2014. Disponível em < http://bit.ly/2xSbKyb >. Acesso em 20/04/2017.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
FRANÇA, Vera. Celebridades: identificação, idealização ou consumo? In: FRANÇA, Vera et al (org.). Celebridades do século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KLEAIM, Luiz Cláudio. Prefácio. In: FERREIRA, Sérgio; MONZELI, Gustavo; RODRIGUES, Alexandro (org.). A Política no Corpo: Gêneros e Sexualidades em Disputa. Vitória: Edufes, 2016.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2013.
OIKAWA, Erika. Dinâmicas relacionais contemporâneas: visibilidade, performances e interações nas redes sociais da internet. In: PRIMO, Alex (org.). Interações em Rede. Porto Alegre: Sulina, 2013.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2014.
SCOLARI, Carlos Alberto. Narrativas Transmídias: Consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção da mídia contemporânea. In: Revista Parágrafo, janeiro/junho 2015, v. 1, n. 3, p. 7-19, 2015. Disponível em < http://bit.ly/2hoyoUK >. Acesso em 30/04/2017.
SHIRKY, Clay. Lá vem todo mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
_____________. A cultura da participação. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
SIBILIA, Paula. O show do Eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
SANTOS, Joseylson Fagner. Meu nome é “Híbrida”: Corpo, gênero e sexualidade na experiência drag queen. Revista Latinoamericana de Estudios sobre Cuerpos, Emociones y Sociedad. ano 4, nº9, ago-nov de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).