Parresía jornalística: a fala franca de Juremir Machado da Silva no embate discursivo com Luis Fernando Verissimo no texto de opinião
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i1.9870Palavras-chave:
Parresía, Jornalismo opinativo, Fala franca, Discurso, História do jornalismo.Resumo
Nos últimos anos de vida, o filósofo francês Michel Foucault ministrou uma série de cursos no Collège de France, sendo que um dos temas dessas falas foi o conceito da palavra grega parresía que, resumidamente, significa assumir riscos por falar com franqueza no espaço público. Destarte, o artigo traz algumas reflexões sobre essa prática no jornalismo, especialmente através de textos jornalísticos. Valendo-se da própria perspectiva de discurso de Foucault, são observados dois textos de um jornalista brasileiro que fez uso da sua parresía e que pagou por isso: “O sistema dos intocáveis” e “Um caso pessoal, ou em nome do filho”, de Juremir Machado da Silva. Nos dois textos, o autor revela a polêmica que teve com o escritor Luis Fernando Verissimo e que resultou na saída de Machado da Silva do jornal Zero Hora nos anos 1990.
Downloads
Referências
CAVERSAN, Luiz. Introdução ao jornalismo diário – como fazer jornal todos os dias. São Paulo. Saraiva, 2009.
FEYERABEND, Paul. Contra o método. Rio de Janeiro: Editora Unesp, 2003.
FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso – aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010a.
FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010b.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995.
MACHADO DA SILVA, Juremir. A miséria do jornalismo brasileiro – as (in) certezas da mídia. Petrópolis: Vozes, 2000.
MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1994.
MELO, José Marques de. Gêneros jornalísticos – teoria e práxis. Blumenau: EdiFurb, 2012.
PENA, Felipe. Crônicas o golpe. Rio de Janeiro: Record, 2017.
PLATÃO. Apologia de Sócrates Banquete. São Paulo: Martin Clare, 2005.
RITTER, Eduardo. Jornalismo gonzo e parresía: mentiras sinceras e outras verdades. Porto Alegre: PUCRS, 2015 (tese de doutorado).
TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias. Petrópolis: Vozes, 2005.
ULLMANN, Reinholdo Aloysio. Epicuro: o filósofo da alegria. Porto Alegre: Edipucrs, 2006.
WOLFF, Fausto. A imprensa livre de Fausto Wolff. Porto Alegre: L&P, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).