Fato ou fake ? A cobertura do G1 sobre o uso do WhatsApp no processo eleitoral para o governo de Rio de Janeiro em 2018
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i2.28541Palavras-chave:
G1, Eleições, WhatsApp, Rio de JaneiroResumo
O objetivo é examinar como o portal de notícias G1 noticiou a veiculação de notícias pelo WhatsApp acerca do processo eleitoral de 2018 para o Governo do Rio de Janeiro. O argumento central aponta que o G1 alertava sobre a possibilidade de propagação de notícias falsas pelo aplicativo e orientava a população a buscar a veracidade das informações antes de propaga-las. O portal continuou oferecendo não apenas a vigilância sobre o ambiente político, mas a prestação de serviços à população para a realização de um voto mais consciente.
Downloads
Referências
AGGIO, Camilo. Campanhas Online: O percurso de formação das questões, problemas e configurações a partir da literatura produzida entre 1992 e 2009. Opinião Pública, v. 16, n. 2, p. 426-445, 2010.
ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n. 2, p.211-236, 2017.
APRÁ, Alexandre. Estudo da USP embasa lista dos 10 maiores sites de “falsas notícias” no Brasil. Isso é notícia, 2017. Disponível em: <https://www.issoenoticia.com.br/artigo/projeto-da-usp-lista-10-maiores-sites-de-falsasnoticias-no-brasil>. Acesso em: 11 abr. 2019.
AQUINO, Maria Clara; PUHL, Paula. Vale tudo no Twitter: a visibilidade da ficção televisiva em tempos de convergência midiática. Alceu, v.12, n.23, p.34-48, jul./dez. 2011.
BOWEN, Glenn A. Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal, v.9, n.2, p.27-40, 2009.
BOWMAN, Shayne; WILLIS, Chris. We Media: How audiences are shaping the future of news and information. Reston: Media Center at American Press Institute, 2003. Disponível em: <http://www.hypergene.net/wemedia/download/we_media.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2019.
BRITO, Sabrina. O impacto das fake news no dia a dia do jornalismo. Observatório da Imprensa, 2017. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/pos-verdade/o-impacto-dasfake-news-no-dia-dia-do-jornalismo/>. Acesso em: 11 abr. 2019.
CANAVILHAS, João. A Comunicação Política na Era da Internet. Beira: Universidade da Beira Interior, 2009.
CARDOSO, Wanda Maria Braga. Linguagem e realidade em ação: os atos de fala e a intencionalidade comunicativa em fake news na esfera política. Artefactum, Ano X, n.2, s.p., 2018.
DELMAZO, Caroline; VALENTE, Jonas. Fake News nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, v.18, n.1, p.155-169, 2018.
DOMINGOS, Roney. É #FAKE que urnas estão programadas para horário de verão e não irão computar votos após as 16h no 2º turno. G1, 23 out. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/23/e-fake-que-urnas-estao-programadas-para-horario-de-verao-e-nao-irao-computar-votos-apos-as-16h-no-2o-turno.ghtml>. Acesso em: 14 abr. 2019.
EXTRA. É #FAKE que PT confirmou apoio a Eduardo Paes no segundo turno. G1, 28 out. 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/28/e-fake-que-pt-confirmou-apoio-a-eduardo-paes-no-segundo-turno.ghtml>. Acesso em: 14 abr. 2019.
FERREIRA, Paula Araújo; LUZ, Cristina Rego Monteiro da; MACIEL, Inês Maria Silva. As redes sociais como fonte de informação: uso do WhatsApp como ferramenta de apuração da notícia (Rio de Janeiro, Brasil). In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Anais..., Rio de Janeiro, 2015.
FIGUEIREDO, Pedro de; SAUDINO, Fernanda. Uso do WhatsApp na Construção das Notícias: Reflexões sobre as Teorias do Jornalismo na Era Digital. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Anais..., Rio de Janeiro, 2015.
FONSECA, Virgínia; LINDEMANN, Cristiane. Jornalismo Participativo na Internet: Repensando algumas questões técnicas e teóricas. In: CONGRESSO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO. Anais..., Curitiba, 2007.
G1; O GLOBO; EXTRA; CBN; VALOR; GLOBONEWS; TV GLOGO; ÉPOCA. G1 lança Fato ou Fake, novo serviço de checagem de conteúdos suspeitos. G1, 30 jul. 2018a. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/07/30/g1-lanca-fato-ou-fake-novo-servico-de-checagem-de-conteudos-suspeitos.ghtml>. Acesso em: 13 abr. 2019.
___.; ___.; ___; ___.; ___; ___.; ___.; ___. Fato ou Fake? Saiba como identificar se um conteúdo é falso. G1, 25 ago. 2018b. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/09/25/fato-ou-fake-saiba-como-identificar-se-um-conteudo-e-falso.ghtml>. Acesso em: 13 abr. 2019.
___.; ___.; ___; ___.; ___; ___.; ___.; ___. Veja o que é #FATO ou #FAKE nas falas dos candidatos ao governo do RJ no debate da Globo. G1, 3 out. 2018c. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/03/veja-o-que-e-fato-ou-fake-nas-falas-dos-candidatos-ao-governo-do-rj-no-debate-da-globo.ghtml>. Acesso em: 13 abr. 2019.
___.; ___.; ___; ___.; ___; ___.; ___.; ___. Veja o que é #FATO ou #FAKE na entrevista de Eduardo Paes ao RJ2. G1, 15 out. 2018d. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/15/veja-o-que-e-fato-ou-fake-na-entrevista-de-eduardo-paes-ao-rj2.ghtml>. Acesso em: 14 abr. 2019.
___.; ___.; ___; ___.; ___; ___.; ___.; ___. Veja o que é #FATO ou #FAKE na entrevista de Eduardo Paes ao RJ2. G1, 17 out. 2018e. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/17/veja-o-que-e-fato-ou-fake-na-entrevista-de-wilson-witzel-ao-rj2.ghtml>. Acesso em: 14 abr. 2019.
___.; ___.; ___; ___.; ___; ___.; ___.; ___. Veja o que é #FATO ou #FAKE nas falas dos candidatos ao governo do RJ no debate da Globo. G1, 26 out. 2018f. Disponível em: <https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/26/veja-o-que-e-fato-ou-fake-nas-falas-dos-candidatos-ao-governo-do-rj-no-debate-da-globo1.ghtml>. Acesso em: 14 abr. 2019.
GABRIEL, Martha. Você , Eu e os Robôs. Pequeno Manual do mundo digital. São Paulo: Atlas, 2018.
GOMES, Wilson. Opinião política na internet. Uma abordagem das questões relativas à censura e liberdade de expressão na comunicação em rede. In: X ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, Anais..., Brasília, 2001.
___. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.
___; FERNANDES, Breno; REIS, Lucas; SILVA, Tarcizio. ‘Politics 2.0’: a campanha on-line de Barack Obama em 2008. Revista de Sociologia e Política, v. 17, n. 34, p. 29-43, 2009.
GUTIÉRREZ-RUBÍ, Antoni. La política en tiempos de WhatsApp. Madrid: El país libros, 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2008.
KAPLAN, Andreas; HAENLEIN, Michael. Siri, Siri, in my hand: Who’s the fairest in the land? On the interpretations, illustrations, and implications of artificial intelligence. Business Horizons, v.62, n.1, p.15-25, 2019.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL,Tom. The Elements of Journalism. Nova York: Three Rivers Prese, 2007.
LASSWELL, Harold. The structure and function of communication in Society. In: SCHRAMM, Wilbour (Ed.). The process and effects of mass communication. Urbana: University of Illinois, 1971. p. 84-99.
LEMOS, André. Cidade e Mobilidade. Telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Matrizes, n.1, p.121-137, 2007.
LITZENDORF NETTO, Carl Friedrich Wilhelm; PERUYERA, Matias Sebastião. Fake News como ferramenta de propaganda política na internet. In: XIX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, Anais..., Cascavel, 2018.
MAIA, Rousiley Celi Moreira. Internet e esfera civil: limites e alcances da participação política. In: ___.; GOMES, Wilson; MARQUES, Paulo Jamil Almeida. (Org.) Internet e participação política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2011, p.47-77.
MARQUES, Francisco Paul Jamil Almeida; AQUINO, Jakson Antunes de; MIOLA, Edna. Parlamentares, representação política e redes sociais digitais: perfis de uso do Twitter na Câmara dos Deputados. Opinião Pública, v. 20, n. 2, p. 178-203, 2014.
MATEUS, Bruno. Fake news viralizadas por robôs afetam cálculo político. O Tempo, 17 mar. 2019. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/fake-news-viralizadas-por-rob%C3%B4s-afetam-c%C3%A1lculo-pol%C3%ADtico-1.2150591>. Acesso em: 11 abr. 2019.
MARGOLIS, Michael; RESNICK, David; TU, Chin-Chang. Campaigning on the Internet: parties and candidates on the World Wide Web in the 1996 Primary Season. The International Journal of Press/Politics, v.2, n.1, p.59-78, 1997.
___.; __.; WOLFE, Joel. Party Competition on the Internet in the United States and Britain. The International Journal of Press/Politics, v.4, n.4, p.24-47. 1999.
MCQUAIL, Denis. Mass communication theory: an introduction. London: Sage, 1994.
MOUFFE, Chantal. La paradoja democrática. Madrid: Gedisa editorial, 2016.
NAVEH, Chanan. The role of the media in foreign policy decision-making: A theoretical framework. Conflict & Communication Online, v. 1, n. 2, p. 1-14, 2002.
NEGNEVITSKY, Michael. Artificial intelligence: A guide to intelligent systems. Harlow: Addison-Wesley, 2004.
PEREIRA, Marcos Abílio. Movimentos sociais e democracia: a tensão necessária. Opinião Pública, v.18, n. 1, p.68-87, 2012.
PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In: ANTOUN, Henrique (Org.) Web 2.0: participação e vigilância na era da comunicação distribuída. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008, p.101-122.
___. Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos, n. 12, p. 81-92, 2011.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RODRIGUES, Rosália. Ciberpolítica: Comunicação Política 2.0 nas Eleições Legislativas de 2009. Beira: Universidade da Beira Interior, 2009.
SANTOS, Sarah; RAMOS, Cristina. A Utilização dos Grupos de Whatsapp como Ferramenta de Suporte para Produção de Conteúdo Jornalístico. In: 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Anais..., Joinville, 2018.
SHIRKY, Clay. Here comes everybody: The Power of Organizing Without Organizations. Nova York: The Penguin Press, 2008.
SORJ, Bernardo. Internet, espaço público e marketing político. Novos Estudos CEBRAP, v.76, p.123-136, 2006.
SOUZA, Juliana Lopes de Almeida; ARAÚJO, Daniel Costa de; PAULA, Diego Alves de. Mídia social WhatsApp: uma análise sobre as interações sociais. Alterjor, v.1, n.11, p.131-165, 2015.
SOUZA, Kennedy Anderson Cuspertino de; TESSAROLO, Felipe Maciel. Fake News: ética e credibilidade jornalística em risco. In: 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Anais... Curitiba, 2017.
THOMPSON, John B. A nova visibilidade. Matrizes, n. 2, p. 15-38, 2008.
TSE. Divulgação de resultado de eleições. TSE website, 2018. Disponível em: <http://divulga.tse.jus.br/oficial/index.html>. Acesso em: 11 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).