Cante, passarinho: gênero, normatividade e violência a partir da abordagem da personagem Sansa Stark em fanfictions
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i2.10055Keywords:
Gênero, Normatividade, Violência, Game of Thrones, Fanfictions.Abstract
O presente estudo objetiva analisar a abordagem da personagem Sansa Stark em fanfictions publicadas no site Spirit Fanfiction (https://www.spiritfanfiction.com) e, dessa forma, refletir acerca da normatização de gênero e da legitimação da violência. Com enfoque nas narrativas produzidas por fãs e publicadas no referido site, o estudo terá como metodologia a Análise de Conteúdo, a partir do recurso de Análise Categorial proposto por Bardin (2011). Em termos teóricos, haverá o entrelaçamento entre os conceitos normatividade, performatividade do gênero e violência, tendo como base a contribuição de autores como Judith Butler (2001, 2010), Pierre Bourdieu (1999) e Henry Jenkins (2009), com o fim de averiguar como o coletivo, aqui representado pelos fãs que elaboraram as fanfictions e seus leitores, reproduz as diretrizes de gênero existentes.
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2010.
________, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2001. p.151-172.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Ficção, Comunicação e Mídias. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Alpeh, 2009.
MARTIN, George R. R. As Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos. Livro um. São Paulo: Leya, 2012.
_______, George R. R. As Crônicas de Gelo e Fogo: A Fúria dos Reis. Livro dois. São Paulo: Leya, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).