Uso compartilhado do celular por crianças e familiares: implicações para privacidade online e mediação parental
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38546Keywords:
Infância, Uso compartilhado do celular, Privacidade online, Mediação parental.Abstract
Este artigo tem como objetivo discutir as implicações do uso compartilhado de celulares por crianças, entre 10 a 12 anos, moradoras de periferia de Fortaleza. Num contexto em que as mídias móveis fazem parte do cotidiano infantil (MASCHERONI; CUMAN, 2014) e sugerem um uso individualizado e privado desses dispositivos, a experiência de quatro crianças moradoras de periferia revela que o compartilhamento do celular é a principal alternativa para o acesso à internet. Por meio de uma metodologia de inspiração etnográfica, este artigo aborda algumas implicações desse uso compartilhado relacionado à privacidade online e à mediação parental. Neste contexto, as crianças desenvolvem suas próprias estratégias para lidar com essa situação de constante supervisão, de modo a garantir sua privacidade.
Downloads
References
AARSAND, Pål. Children’s media practices: challenges and dilemmas for the qualitative researcher. Journal of Children and Media, Londres, v. 10, n. 1, p. 90-97, 2016.
BOYD, Danah. It's complicated: the social lives of networked teens. New Haven:Yale
University Press, 2014.
BYRNE, J., KARDEFELT-WINTHER, D., LIVINGSTONE, S., STOILOVA, M. Global Kids Online research synthesis, 2015–2016. UNICEF Office of Research–Innocenti and London School of Economics and Political Science, 2016. Disponível em: www.globalkidsonline.net/synthesis. Acesso em: 30 de out. de 2019.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Kids Online Brasil 2018: Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 2019.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Kids Online Brasil 2017: Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 2018.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Educação 2018: Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 2019.
CORSARO, William. Sociologia da Infância. 2a. Edição ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2011.
DERLEGA, V. J.; & CHAIKIN, A. L. Privacy and self-disclosure in social relationships. Journal of Social Issues, Missouri, v. 33, n. 3, p. 102–115, 1977.
FERREIRA, M. (2018). Infância (n)ativa: potencialidades de participação e cidadania às crianças na mídia digital. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018. Disponivel em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/157357/ Acesso em: 30 de out. de 2019.
KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de pesquisa, São Luís. v. 116, p. 41-59, 2002.
LIVINGSTONE, S., MASCHERONI, G., DREIER, M., CHAUDRON, S.; LAGAE, K. How
parents of young children manage digital devices at home: the role of income, education
and parental style. London: LSE. 2015.
MAIDEL, Simone; VIEIRA, Mauro Luis. Mediação parental do uso da internet pelas
crianças. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 293-313, 2015.
MASCHERONI, Giovanna.; CUMAN, Andrea. Net Children Go Mobile: Final Report. Milano: Educatt, 2014.
MÁXIMO, Thinayna Mendonça. Público ou privado? A compreensão de crianças cearenses sobre privacidade online. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza -CE, 2017.
MONTEIRO, Maria Clara Sidou. Apropriação por crianças da publicidade em canais de youtubers brasileiros: a promoção do consumo no YouTube através da Publicidade de Experiência. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
PASQUIER, Dominique. From Parental Control to Peer Culture. Cultural Transmission and Conformism. In: Drotner, Kirsten & Livingstone, Sonia. The International Handbook of Children, Media and Culture. London, SAGE, 2008.
REZENDE, A. S. B. Entre o olhar da pobreza e o som da ostentação: os imaginários do consumo na construção midiática da infância na cena musical do funk ostentação. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2017.
SAMPAIO, Inês Vitorino; PONTE, Cristina. TIC Kids Online Brasil-Portugal. Relatório de
pesquisa. Fortaleza, 2017.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M.J.; CERISARA, A.B. Crianças e miúdos: perspectivas sóciopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004. p. 9-34.
VINCENT, Jane. Mobile opportunities: exploring positive mobile opportunities for
european children. London: London School of Economics and Political Science, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).