Centralizing peripheral: character, race and class in Aquarius
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i1.46601Keywords:
Aquarius, Kleber Mendonça Filho, RacismAbstract
The film Aquarius, by Kleber Mendonça Filho, does not explicitly about the racial issue. However, the secondary form, detached from the main axis of the narrative, seems to have a centralizing effect for the understanding of layers of meaning as a work that thinks the Brazilian reality. The relations that the main character, with the suggestive name Clara, establishes with the characters employed in the house in the film seems to indicate the construction of what we intend to call complex racial representations in Brazilian cinema.
Keywords: Aquarius. Kleber Mendonça Filho. Racism.
Downloads
References
ARAÚJO, Joel Zito. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. São Paulo: Editora Senac, 2000.
BRAGANÇA, Maurício de; SICILIANO, Tatiana Oliveira ; PINTO, Licia Marta da Silva. Interdição e invisibilidade nas representações cinematográficas: a geografia doméstica das empregadas em Que horas ela volta? e Aquarius. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), v. 1, p. 109-121, 2019.
CAETANO, Lucas Procópio; GOMES, Paula. Medos públicos em lugares privados: o horror nos filmes de Kleber Mendonça Filho. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v. 47, p. 180-201, 2020.
CANDAU, Joel. Memória e identidade. Tradução de Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011.
CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: SILVA, Luiz A.M. et al. Ciências Sociais Hoje. ANPOCS, n. 2, p. 223-244, 1983.
LAPERA, Pedro Vinicius Asterito. Do preto-e-branco ao colorido: raça e etnicidade no cinema brasileiro dos anos 1950-70. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social, 2012.
MENDONÇA FILHO, Kleber. A cidade e sua arquitetura estão indo contra as pessoas. A Escotilha. 6 set. 2016. Disponível em: http://www.aescotilha.com.br/cinema-tv/central-de-cinema/kleber-mendonca-a-cidade-e-a-sua-arquitetura-estao-indo-contra-as-pessoas/. Acesso em: 22 nov. 2019.
MUNANGA, Kabengele. As ambiguidades do racismo à brasileira. In: KON, Noemi Moritz (Org.); SILVA, Maria Lúcia da (Org.); ABUD, Cristiane Curi (Org.). O Racismo e o negro no Brasil: questões para a psicanálise. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017. v. 1. Cap.1, p. 33-44.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Editora Edufba, 2008.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes: o legado da raça branca - volume 1. São Paulo: Globo, 2008.
FREUD, Sigmund. O estranho. In Uma Neurose Infantil e outros trabalhos (J. Salomão, Trad.). Rio de Janeiro: Imago, 1976.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
ROTH, Lorna. Questão de pele: os cartões Shirley e os padrões raciais que regem a indústria visual. Tradução de Sergio Tellaroli. Revista de Fotografia Zum. 23 jun. 2016. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-10/questao-de-pele/. Acesso em: 22 nov. 2019.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. Tradução de Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
STAM, Robert. Multiculturalismo Tropical: Uma História Comparativa da Raça na Cultura e no Cinema Brasileiros. Tradução Fernando S. Vugman. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
TELLES, Lorena Féres da Silva. Amas de Leite. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio dos Santos (org.). Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 99-105.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).