Acolhimento e resistência a correções de fake news na pandemia: a experiência do robô Fátima, da agência Aos Fatos, no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.47883

Palavras-chave:

notícias falsas, checagem, Twitter, robô, interação

Resumo

Agências de checagem de fatos enfrentam o desafio de fazer com que suas verificações alcancem públicos que desconhecem, desconfiam ou hostilizam seus métodos de verificação. Redes sociais, espaço em que proliferam notícias falsas, podem ser um espaço para ampliar o público dessas agências. O artigo avalia a experiência da conta automatizada no Twitter criada pela agência Aos Fatos para identificar e interagir com usuários dessa rede social que publicam informações falsas. O robô apelidado de “Fátima” varre o Twitter para identificar postagens com links que já foram refutados pela agência de verificação, e responde aos usuários indicando o erro e sua correção. Esta pesquisa procura avaliar quais notícias falsas foram mais frequentes durante a pandemia em 2020, e de que forma os usuários interagiram em resposta a essas correções.

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Biografia do Autor

Ivan Paganotti, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (PósCom/Umesp).

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Paganotti, I. (2021). Acolhimento e resistência a correções de fake news na pandemia: a experiência do robô Fátima, da agência Aos Fatos, no Twitter. Mídia E Cotidiano, 15(3), 169-193. https://doi.org/10.22409/rmc.v15i3.47883