O Uso de Dispositivos Midiáticos Digitais na Comunicação e Elaboração de Estratégias Contra Hegemônicas pelo Movimento do Audiovisual Paraibano
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9696Abstract
Este artigo tem como tema o Movimento do Audiovisual Paraibano e sua apropriação dos dispositivos midiáticos digitais para otimizar suas estratégias de reivindicação de demandas para o setor e de que maneira esse movimento contribui para a mídia independente paraibana. Nossa proposta é apresentar uma reflexão teórica sobre as potencialidades de uso de dispositivos midiáticos digitais pelos movimentos sociais no contexto da contra-hegemonia, além de fazer um preâmbulo descritivo sobre o Movimento do Audiovisual da Paraíba e seu contexto na mídia independente.Downloads
References
BURGOS, Raúl. Da Democratização Política à Radicalização da Democracia: novas dimensões estratégicas dos movimentos sociais. In: DAGNINO, E.; TATAGIBA, L. Democracia, Sociedade Civil e Participação. Chapecó: Argos, 2007.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
DOWNING, John D. H. Parceiros não comunicativos: análise da mídia dos movimentos sociais e os educadores radicais. In: Matrizes, Vol. 3, No 2 - PERSPECTIVAS AUTORAIS NOS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO VI. São Paulo: USP, 2010.
_________. Mídia Radical: rebeldia nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Ed. Senac, 2002.
FESTA, Regina. Movimentos Sociais, Comunicação Popular e Alternativa. In: FESTA, R.; LINS DA SILVA, C. Comunicação Popular e Alternativa no Brasil. São Paulo: Paulinas, 1986.
GARCIA, José Luís. Sobre as Origens da Crítica da tecnologia na teoria social: Georg Simmel e a autonomia da tecnologia. Scientiae Studia, São Paulo, v. 5, n.3, p.287-336, 2007.
LACERDA, Juciano Sousa; MAZIVIERO, Helena. Pesquisa da pesquisa sobre usos e apropriações das TIC’s: um balanço aquém das expectativas. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: Quem tem medo da pesquisa empírica. São Paulo: Intercom/Adaltech, 2011. v.1. p. 1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-2376-1.pdf> Acessado em 30 de maio de 2012
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
MORAES, Dênis de. Comunicação Alternativa em Rede e Difusão Contra-Hegemônica. In: COUTINHO, Eduardo G. Comunicação e Contra Hegemonia. Rio de Janeiro: editora UFRJ, 2008.
PAIVA, Raquel. Contra-Mídia-Hegemônica. In: COUTINHO, Eduardo G. Comunicação e Contra Hegemonia. Rio de Janeiro: editora UFRJ, 2008.
PASQUALI, A. Um breve glossário descritivo sobre comunicação e informação. In MARQUES DE MELO, J.;
SATHLER, L. Direitos à Comunicação na Sociedade da Informação. São Bernardo do Campo, SP: Umesp, 2005.
PERUZZO, Cicília M. Krohling. Desafios da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa na Cibercultur@: Aproximação à Proposta de Comunidade Emergente de Conhecimento. Trabalho apresentado no Grupo de Trabalho “Comunicacion Popular, Comunitaria y Ciudadania”, X Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, realizado na Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia, 22 a 25 de setembro de 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-3359-1.pdf> Acessado em 20 de outubro de 2011.
RAMOS, Murilo César. Comunicação, Direitos Sociais e Políticas Públicas. In: MARQUES DE MELO, J.; SATHLER, L. Direitos à Comunicação na Sociedade da Informação. São Bernardo do Campo, SP: Umesp, 2005.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).