SEMIOLOGIA DA PUBLICIDADE: A MENSAGEM PUBLICITÁRIA COMO PRINCIPAL MERCADORIA.
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9698Abstract
Pensar a própria mensagem publicitária enquanto mercadoria é ao mesmo tempo instigante e desafiador, uma vez que tão cheia de signos e quase sempre elaborada dentro de um viés hedonista, o anúncio publicitário se traveste de arte para vender os produtos de uma determinada marca. Evidentemente esse objetivo é de fácil apreensão, mas a hibridação entre estética e discurso camufla a verdadeira mercadoria que se está vendendo: a mensagem publicitária em si. Essa linha de pensamento se confirma quando ao se analisar uma determinada campanha, percebe-se que caso a temática seja alterada, ou seus produtos sejam alternadamente substituídos por outros (da mesma marca, obviamente), ainda assim pode-se verificar a assinatura da marca. Quase como uma espécie de gene semântico, a marca consegue passar e replicar sua mensagem embutida num discurso publicitário, cuja linguagem se adequa a uma temática que lhe dá forma, embora o conteúdo seja inalterado.
Downloads
References
BARTHES, R. A retórica da imagem. In: R. Barthes. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BAUDRILLARD, J. A Publicidade. In J. Baudrillard. O sistema dos objetos (Parte D, Cap. 3, p. 173-204). São Paulo: Perspectiva, 2002.
DURAND, Jacques. Retórica e imagem publicitária. In: METZ, C. A análise das imagens. Petrópolis: Vozes, 1974.
NÖTH, Winfried. Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 2003.
PONZIO, Augusto. A lógica da publicidade e a ideo-lógica da comunicação-produção global. In: C. Antonio; S. Carlos A. (orgs). deSignis 17: Estrategias globales: publicidade, marcas y semiocapitalismo. Buenos Aires: La Crujía, 2011.
FLOCH, Jean-Marie. Identité Visuelles. Paris: PUF, 1995.
HAUG, W. F. Crítica da estética da mercadoria. São Paulo: UNESP, 1997.
MARTINS, Marcos André Franco. Imagem polida, imagem poluída: artifício e evidência na linguagem visual contemporânea. Tese de doutoramento – Escola de Comunicação da UFRJ, Rio de Janeiro, 2009.
PLASTIC DREAM. Melissa Amazonista. 2011. 7 fotografias
ROCHA, Everardo. Representações do consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).