Studium e Punctum de Barthes e as categorias fenomenológicas peircianas
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9700Abstract
A partir dos conceitos de primeiridade, segundidade e terceiridade da fenomenologia peirciana, este artigo visa fazer uma nova leitura dos elementos studium e punctum, co-presentes nas fotografias, descritos por Roland Barthes em A câmara clara. Para Peirce, essas três categorias estariam presentes em todos os fenômenos observados e se manifestariam de diferentes formas: a primeiridade estaria associada à potencialidade, variedade, sentimento e Acaso; a segundidade, à ação e reação, singularidade e Existência; e a terceiridade, à generalidade, convencionalidade, hábito e Lei. Sugerimos ser possível identificar no studium e no punctum a manifestação da terceiridade e da primeiridade, respectivamente, sendo que identificação do punctum por Barthes em seu derradeiro livro parece apontar para uma mudança do pensamento do autor. No final, questionamos a possibilidade de ampliarmos os conceitos barthesianos para outras manifestações humanas para além da fotografia.Downloads
References
BARROS, Manoel de, em Arranjos para assobio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1980] 1984.
______. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, [1964] 2006.
IBRI, Ivo Assad. O significado de primeiridade em Schelling, Schopenhauer e Peirce. In: Cognitio: Revista de Filosofia / Centro de Estudos do Pragmatismo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. v.9, n.2 (jul/dez 2008). São Paulo: EDUC, 2008.
______. Fundando a arte nas coisas sem nome: reflexões sobre algumas sementes peircianas. [ainda não publicado - pré-print, 2013]
PEIRCE, Charles Sanders. The collected papers of Charles Sanders Peirce. Eletronic Edition reproducing Vols. I-VI ed. Charles Hartshorne and Paul Weiss (Cambridge, MA: Harvard University Press, 1931-1935), Vols. VII-VIII ed. Arthur W. Burks (same publisher, 1958).
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem do pensamento: sonora, visual, verbal. 1 ed. São Paulo: Iluminuras, [2001] 2005.
SILVEIRA, Lauro Frederico da. Curso de semiótica geral. São Paulo: Quartier Latin, 2007.
VELHO, Gilberto; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “O conceito de cultura e o estudo das sociedades complexas”. In: Espaço: Cadernos de Cultura,2(2). USU, 1980, p. 11-26.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).