Futebol-arte e Consumo: as narrativas presentes na campanha “Ouse ser brasileiro”
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9710Abstract
O presente artigo analisa o filme inicial da campanha “Ouse ser Brasileiro”, da empresa Nike, produzido especialmente para a Copa do Mundo 2014. Abordaremos a importância do futebol na construção da identidade nacional nos anos 1930, bem como o surgimento do discurso do futebol-arte como algo intrínseco ao brasileiro. Adiante, trataremos das questões de consumo relacionadas ao futebol-arte, nos baseando na ideia que consumir é buscar pertencer, estar alinhado a um estilo, ou determinado grupo social. Por fim, identificaremos como a nova campanha da empresa recupera as narrativas míticas do futebol-arte.Downloads
References
BARTHOLO, Thiago Lisboa; SOARES, Antônio Jorge Gonçalves. Mané Garrincha como síntese da identidade do futebol brasileiro. In: HELAL, Ronaldo; LOVISOLO, Hugo; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: Interações. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
DAMATTA, Roberto. Brasil: futebol tetracampeão do mundo. Pesquisa de campo, n. 1. Rio de Janeiro, UERJ, 1995, p.7.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. Trad. Julio Assis Simões. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FIORIN, José Luiz. Enunciação e Comunicação In: FIGARO, Roseli (Org.). Comunicação e Analise de Discurso. São Paulo, Contexto, 2013.
FRANZINI, Fábio. Corações na ponta da chuteira: capítulos iniciais da história do futebol brasileiro (1919-1938). Rio de Janeiro: DP&A editora. 2003.
FREYRE, Gilberto. Foot-ball mulato. Diário de Pernambuco, Recife, 17 jun. 1938, p.4.
GASTALDO, Edison. Publicidade e Sociedade: uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Sulina, 2013.
GUMBRECTH, Hans Ulrich. Elogio da Beleza Atlética. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GUTERMAN, Marcos. O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país. São Paulo: Contexto, 2009.
HALL, Stuart – A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro, DP& A Editora, 2011.
HELAL, Ronaldo; GORDON, César Júnior. Sociologia, História e Romancena construção da Identidade Nacional através do futebol. In: HELAL, Ronaldo; SOARES, Antonio Jorge; LOVISOLO, Hugo. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.
HELAL, Ronaldo; SOARES, Antonio Jorge; LOVISOLO, Hugo. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.
HELAL, Ronaldo; LOVISOLO, Hugo; SOARES, Antonio Jorge. Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: interações. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011.
HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A Invenção das tradições. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2004.
LOVISOLO, Hugo. Saudoso futebol, futebol querido: a ideologia da denúncia. In: HELAL, Ronaldo; SOARES, Antonio Jorge; LOVISOLO, Hugo. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.
MAINGUENEAU, Dominique; CHARAUDEAU, Patrick. Dicionário da Análise do Discurso. 2ª ed. São Paulo, Contexto, 2008.
MARANHÃO, Thiago. O Mulatismo Flamboyant - Apropriações do futebol como expressão da formação social brasileira. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011.
RODRIGUES FILHO, Mário. O negro no futebol brasileiro. 4ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
SALVADOR, Marco Antônio Santoro; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. A memória da Copa de 1970 - esquecimentos e lembranças do futebol na construção da identidade nacional. Campinas: Autores Associados, 2009.
SOARES, Antonio Jorge Gonçalves e LOVISOLO, Hugo. Futebol: a construção histórica do estilo nacional. In: HELAL, Ronaldo; LOVISOLO, Hugo e SOARES, Antonio Jorge. Futebol, Jornalismo e Ciências Sociais: interações. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011.
SOARES, Antonio Jorge; BARTHOLO, Tiago; SALVADOR, Marco. A imprensa e a memória do futebol brasileiro. Revisa Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 7, n. 3, dez. 2007.
SOUZA, Jair de; LEITÃO, Sérgio Sá e RITO, Lúcia. Futebol-arte. São Paulo: Empresa das Artes, 1998.
SOUZA, Denaldo Alchorne. O Brasil entra em campo! Construções e reconstruções da identidade nacional (1930-1947). São Paulo: Anablume, 2008.
SOUZA-e-SILVA, Maria Cecília. Discursividade e Espaço Discursivo. In: FIGARO, Roseli (Org.). Comunicação e Analise de Discurso. São Paulo: Contexto, 2013.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 6ª ed. Campinas, SP, Pontes, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).