Mídia e Everyday Life. Influências e Resistências cotidianas
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9752Keywords:
Cotidiano, mídia, consumo, resistênciaAbstract
O cotidiano envolve todos o indivíduos, abarcando todas as suas ações não especializadas como comer, andar, conversar, trabalhar, dormir (CITELLI, 2014). É um espaço de relações sociais, de interação com o outro, onde se forma a estrutura social. No cotidiano há partilha, conhecimento comum, experiência. Nesse contexto há processos de mediação em que a mídia se apresenta como lugar de apontamentos, representações e construção de realidades na vida cotidiana. Uma tensão dialética (CITELLI, 2014, p. 96) em que a mídia reproduz um discurso dominante que tenta padronizar a experiência, mas também é usada como palco para resistências e pluralidades onde, das práticas cotidianas dos sujeitos, nascem revoluções sociais.
Downloads
References
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1 Artes de Fazer. 20ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
CITELLI, A. e outros. Dicionário de comunicação. Escolas, teorias e autores. São Paulo: Contexto, 2014.
CRARY, Jonathan. 24/7 Capitalismo Tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
GUIMARÃES, César; FRANÇA, Vera (orgs). Na mídia, na rua – narrativas do cotidiano. Belo Horizente: Autêntica, 2006.
HELER, Agnes. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Hollenbeck, C.R.; Zinkhan, G.M. Consumer activism on the Internet: The role of anti-brand communities. Advances in Consumer Research, 33, 2006.
JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo. A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1997.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Telenovela Brasileira: Uma Narrativa sobre a Nação. In: Comunicação & Educação. N.26: 17 a 34. Jan/abr – 2003. Disponível em < http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37469>
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? . São Paulo: Ed. Loyola, 2002.
TUFTE, Thomas. Televisão, modernidade e vida cotidiana: Discussão sobre o trabalho de Roger Silverstone face a diferentes contextos Culturais. In: Revista InTexto. N.2 – 1997. Disponível e
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).