Mídia e Everyday Life. Influências e Resistências cotidianas

Authors

  • Karina Inácio de Araujo Lambert UFES
  • Gabriela Santos Alves UFES

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9752

Keywords:

Cotidiano, mídia, consumo, resistência

Abstract

O cotidiano envolve todos o indivíduos, abarcando todas as suas ações não especializadas  como comer, andar, conversar, trabalhar, dormir (CITELLI, 2014). É um espaço de relações sociais, de interação com o outro, onde se forma a estrutura social.  No cotidiano  há partilha,  conhecimento comum,  experiência. Nesse contexto há processos de mediação em que  a mídia  se apresenta como lugar de apontamentos, representações e construção de realidades na vida cotidiana. Uma tensão dialética (CITELLI, 2014, p. 96) em que a mídia reproduz um discurso dominante que tenta padronizar a experiência, mas também é usada como palco para resistências e pluralidades onde, das práticas cotidianas dos sujeitos,  nascem revoluções sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karina Inácio de Araujo Lambert, UFES

Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades.

Gabriela Santos Alves, UFES

Doutora em Comunicação. Professora Adjunto II do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da UFES.

References

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1 Artes de Fazer. 20ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

CITELLI, A. e outros. Dicionário de comunicação. Escolas, teorias e autores. São Paulo: Contexto, 2014.

CRARY, Jonathan. 24/7 Capitalismo Tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

GUIMARÃES, César; FRANÇA, Vera (orgs). Na mídia, na rua – narrativas do cotidiano. Belo Horizente: Autêntica, 2006.

HELER, Agnes. O Cotidiano e a História. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

Hollenbeck, C.R.; Zinkhan, G.M. Consumer activism on the Internet: The role of anti-brand communities. Advances in Consumer Research, 33, 2006.

JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo. A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1997.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Telenovela Brasileira: Uma Narrativa sobre a Nação. In: Comunicação & Educação. N.26: 17 a 34. Jan/abr – 2003. Disponível em < http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37469>

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? . São Paulo: Ed. Loyola, 2002.

TUFTE, Thomas. Televisão, modernidade e vida cotidiana: Discussão sobre o trabalho de Roger Silverstone face a diferentes contextos Culturais. In: Revista InTexto. N.2 – 1997. Disponível e

Published

2015-12-01

How to Cite

de Araujo Lambert, K. I., & Alves, G. S. (2015). Mídia e Everyday Life. Influências e Resistências cotidianas. Media and Everyday Life, 7(7), 50-66. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9752

Issue

Section

Artigos Seção Livre