Panorama global da comunicação comunitária como ação política periférica
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9799Keywords:
Comunicação comunitária, ação política periférica, cidadaniaAbstract
Como processos de comunicação entre populações de baixa renda e/ou marginalizadas ocorre em regiões diferentes do mundo? Usando a noção de “ação política periférica”, este artigo – uma análise crítica através de revisão bibliográfica – apresenta características políticas de práticas de comunicação comunitária na América Latina, América do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania. O objetivo central é demonstrar que apesar das diferenças entre os contextos sociais e históricos, as práticas de comunicação comunitária pelo mundo são parte do processo de luta popular não só por espaços de fala, mas por transformação social e influência política.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-23
How to Cite
Custódio, L. da C. (2016). Panorama global da comunicação comunitária como ação política periférica. Media and Everyday Life, 10(10), 138-157. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9799
Issue
Section
Artigos Seção Livre
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).