REPRESENTAÇÕES MEDIÁTICAS DO RURAL BRASILEIRO EM UMA PERSPECTIVA PÓS-IDENTITÁRIA: o devir-rural e a experiência do Cinejordão

Authors

  • Eduardo Yuji Yamamoto Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9826

Keywords:

Comunicação Rural, Comunicação Comunitária, Imagem Política, Extensão Universitária.

Abstract

O texto articula fragmentos teóricos para problematizar a representação mediática do rural brasileiro. Para isso, a categoria do rural é pensada para além das formas identitárias historicamente consolidadas, mais precisamente, como zona de conflito, de evocação de vidas, comunidades, modos de existência que precede, acomete ou sucede o enunciatário, constituindo uma trama de sentido que o implica, vincula ou responsabiliza. O texto é estruturado em dois momentos: no primeiro, são apresentadas experiências comunicacionais que, de alguma maneira, tentaram organizar as populações do campo em torno de um imaginário ou ideologia; em um segundo momento, reivindica-se um princípio estético capaz de viabilizar uma implicação às obras provenientes do projeto Cinejordão (SETI/Unicentro-PR) que tem como objetivo produzir representações do rural através do cinema.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eduardo Yuji Yamamoto, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ). Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru/SP). Graduação em Comunicação Social e Especialização em Comunicação Popular e Comunitária, ambas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Tem experiência em rádio e TV (educativa e comunitária) e projetos de extensão univesitária (com financiamento externo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná). Atualmente é Professor Adjunto B da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO/PR), onde é também pesquisador atuando nos seguintes temas: experiências comunicacionais voltadas à prática da cidadania; sociabilidade; comunicação política e epistemologia da comunidade.

References

COSTA, Pedro; BUTCHER, Pedro. Entrevista. Documentar uma sensibilidade humana. Cinética. Disponível em: <http://www.revistacinetica.com.br/entpedrocosta.htm>. Acesso em 14 jun. 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: ed. 34, 2010.

DUARTE, Ricardo; SOARES, Jeferson Boechat. Extensão rural e comunicação rural no Brasil: Notas históricas e desafios contemporâneos. Revista de extensão e estudos rurais. v. 01, n. 2, p. 397-426, 2011.

GOMES, Ivair. O que é rural? Contribuições ao debate. Boletim de Geografia. Maringá, v. 31, n. 3, p. 81-95, 2013.

LIEDKE FILHO. Enno D. A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios. Sociologias, Porto Alegre, Ano 07, n. 14, p. 376-437, jul/dez 2005

MESQUITA, Cláudia. Resistir à morte: a presentificação de João Pedro Teixeira no filme de Eduardo Coutinho. Revista Devires, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 38-51, 2015.

MIGLIORIN, Cezar. Figuras do engajamento: o cinema recente brasileiro. Devires, v. 2, p. 13-27, 2011.

PAIVA, Raquel; BERTOL; Raquel. O desafio de refundar a comunicação comunitária: Raquel Paiva indica as potencialidades e faz um balanço do campo de estudos que consolidou no Brasil. Revista Mídia e Cotidiano. Niterói. v. 11, n. 01, p. 227-236, 2017.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

________. Comunidade como dissentimento. In. DIAS, Bruno P; NEVES, José. (org.). A política dos muitos: Povo, Classes e Multidão. Lisboa: Tinta da China, 2010, p. 425-436.

TOLENTINO, Célia Aparecida Ferreira. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Unesp, 2001.

VATTIMO, Gianni. O belo como experiência comunitária. In. PAIVA, Raquel (org). O retorno da comunidade. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p 63-68.

Published

2017-08-31

How to Cite

Yamamoto, E. Y. (2017). REPRESENTAÇÕES MEDIÁTICAS DO RURAL BRASILEIRO EM UMA PERSPECTIVA PÓS-IDENTITÁRIA: o devir-rural e a experiência do Cinejordão. Media and Everyday Life, 11(2), 23-42. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9826