REPRESENTAÇÕES MEDIÁTICAS DO RURAL BRASILEIRO EM UMA PERSPECTIVA PÓS-IDENTITÁRIA: o devir-rural e a experiência do Cinejordão
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9826Keywords:
Comunicação Rural, Comunicação Comunitária, Imagem Política, Extensão Universitária.Abstract
O texto articula fragmentos teóricos para problematizar a representação mediática do rural brasileiro. Para isso, a categoria do rural é pensada para além das formas identitárias historicamente consolidadas, mais precisamente, como zona de conflito, de evocação de vidas, comunidades, modos de existência que precede, acomete ou sucede o enunciatário, constituindo uma trama de sentido que o implica, vincula ou responsabiliza. O texto é estruturado em dois momentos: no primeiro, são apresentadas experiências comunicacionais que, de alguma maneira, tentaram organizar as populações do campo em torno de um imaginário ou ideologia; em um segundo momento, reivindica-se um princípio estético capaz de viabilizar uma implicação às obras provenientes do projeto Cinejordão (SETI/Unicentro-PR) que tem como objetivo produzir representações do rural através do cinema.
Downloads
References
COSTA, Pedro; BUTCHER, Pedro. Entrevista. Documentar uma sensibilidade humana. Cinética. Disponível em: <http://www.revistacinetica.com.br/entpedrocosta.htm>. Acesso em 14 jun. 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: ed. 34, 2010.
DUARTE, Ricardo; SOARES, Jeferson Boechat. Extensão rural e comunicação rural no Brasil: Notas históricas e desafios contemporâneos. Revista de extensão e estudos rurais. v. 01, n. 2, p. 397-426, 2011.
GOMES, Ivair. O que é rural? Contribuições ao debate. Boletim de Geografia. Maringá, v. 31, n. 3, p. 81-95, 2013.
LIEDKE FILHO. Enno D. A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios. Sociologias, Porto Alegre, Ano 07, n. 14, p. 376-437, jul/dez 2005
MESQUITA, Cláudia. Resistir à morte: a presentificação de João Pedro Teixeira no filme de Eduardo Coutinho. Revista Devires, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 38-51, 2015.
MIGLIORIN, Cezar. Figuras do engajamento: o cinema recente brasileiro. Devires, v. 2, p. 13-27, 2011.
PAIVA, Raquel; BERTOL; Raquel. O desafio de refundar a comunicação comunitária: Raquel Paiva indica as potencialidades e faz um balanço do campo de estudos que consolidou no Brasil. Revista Mídia e Cotidiano. Niterói. v. 11, n. 01, p. 227-236, 2017.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
________. Comunidade como dissentimento. In. DIAS, Bruno P; NEVES, José. (org.). A política dos muitos: Povo, Classes e Multidão. Lisboa: Tinta da China, 2010, p. 425-436.
TOLENTINO, Célia Aparecida Ferreira. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Unesp, 2001.
VATTIMO, Gianni. O belo como experiência comunitária. In. PAIVA, Raquel (org). O retorno da comunidade. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p 63-68.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).