O cinema Maxakali: a narrativa audiovisual como ação política

Authors

  • Marta Regina Maia UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto
  • Andriza Maria Teodolino de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i1.9864

Keywords:

Cinema Maxakali, narrativas, ação política

Abstract

O cinema indígena tem adquirido força no interior do campo da comunicação e antropologia com diversas pesquisas sobre o tema. Essa potência se torna ainda mais relevante dentro de uma sociedade que ainda reforça tantos preconceitos e estereótipos em torno da população indígena. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar a produção dos cineastas Maxakali, que vêm realizando seus filmes em uma narrativa compartilhada e comunitária entre os membros da Aldeia Verde, seus pajés e seus yãmiy, os povos espíritos que tanto os ajudam e fortalecem. Nesse trabalho, por intermédio da análise das narrativas fílmicas, consideramos a produção audiovisual da comunidade como um ato político que contribui para a reverberação dos gestos, costumes e modo de vida da comunidade, além de contribuir para o registro e atualização da memória identitária da nação indígena.

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Author Biographies

Marta Regina Maia, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. Líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Narrativas e Práticas Comunicacionais (JorNal/UFOP).

Andriza Maria Teodolino de Andrade

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto, graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa.

References

Referências Bibliográficas

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Referências Fílmicas

Iniciação dos filhos espíritos da terra

, 48‟. Direção e imagens: Isael Maxakali. Montagem: Isael Maxakali, Carolina Canguçu e Sueli Maxakali.

Kotkuphi

, 30‟. Direção: Isael Maxakali. Assistente de direção: Suely Maxakali. Câmera e direção de fotografia: Isael Maxakali. Edição: Charles Bicalho. Fotografia still: Suely Maxakali. Produção executiva: Isael Maxakali e Suely Maxakali. Produção de finalização: Charles Bicalho e Cláudia Alves. Coordenação de finalização: Charles Bicalho. Finalização de imagem: Jackson Abacatu. Criação de abertura: Jackson Abacatu. Finalização de áudio: Barulhista. Autoração de DVD: Jackson Abacatu. Realização: Comunidade Maxakali de Aldeia Verde e Pajé Filmes.

Mîmãnãm: mõgmõka xi xûnîn

, 17‟. Direção e câmera: Isael Maxakali. Assistente de direção: Suely Maxakali. Edição e finalização: Charles Bicalho. Arte gráfica: Alexandre Coelho. Realização: Comunidade Maxakali de Aldeia Verde e Pajé Filmes. Idioma: Maxakali. Legenda: Português.

Quando os Yãmiy vêm dançar conosco

, 50‟. Direção: Isael Maxakali, Suely Maxakali e Renata Otto. Imagens: Isael Maxakali. Montagem: Carolina Canguçu. Produção executiva: Milene Migliano. Tradução: Isael Maxakali, Gilmar Maxakali e Suely Maxakali. Yãyãxop (pajés): Mamey Maxakali, Gustavo Maxakali, Totó Maxakali e Badu Maxakali. Oficina de vídeo em Aldeia Verde: Carolina Canguçu e Renata Otto. Participantes: Alessandro Maxakali, Isael Maxakali, Gilmar Maxakali e Shauara Maxakali. Direção de produção: Suely Maxakali e Milene Migliano. Assistentes de produção: Izaque Txekewe, Gercino Alves e Roberto Romero. Motorista: Leandro Diniz. Finalização de som: Bruno Vasconcelos. Finalização de imagem: Bernard Belisário. Arte gráfica: Flora Lopes e Luísa Rabello. Fotografia still: Gercino Alves Batista, Milene Migliano e Renata Otto.

Tatakox

, 23'. Direção: Isael Maxakali. Câmera: Isael Maxakali. Montagem: Renata Otto, Douglas Campelo. Coordenação: Rosangela Pereira de Tugny.

Xupapoynãg

, 15‟. Direção: Isael Maxakali. Assistente de direção: Suely Maxakali. Câmera e direção de fotografia: Isael Maxakali. Edição: Charles Bicalho. Fotografia still: Suely Maxakali. Produção executiva: Isael Maxakali e Suely Maxakali. Produção de finalização: Charles Bicalho e Cláudia Alves. Coordenação de finalização: Charles Bicalho. Assistente de finalização: Alexandre Coelho. Finalização de imagem: Jackson Abacatu. Criação de abertura: Charles Bicalho. Canto de abertura: Isael e Suely Maxakali. Finalização de áudio: Jackson Abacatu. Autoração de DVD: Jackson Abacatu. Realização: Comunidade Maxakali de Aldeia Verde e Pajé Filmes.

Yãmîy

,15‟. Direção e câmera: Isael Maxakali. Fotografia still: Suely Maxakali. Edição e finalização: Charles Bicalho. Realização: Comunidade Maxakali de Aldeia Verde e Pajé Filmes. Idioma: Maxakali (legenda em português). Arte gráfica: Alexandre Coelho.

Yiax Kaax: fim do resguardo

, 24‟37”. Direção: Isael Maxakali. Câmera: Isael Maxakali e Marivaldo de Carvalho. Montagem: Charles Bicalho e Isael Maxakali. Fotografia Still: Suely Maxakali. Tradução e Legendagem: Charles Bicalho, Isael Maxakali e Suely Maxakali. Idioma: Maxakali (legenda em português). Arte Gráfica: Gis Rezende. Com: Isael Maxakali, Jupira Maxakali, Mamey Maxakali, Suely Maxakali e Zezão Maxakali.

Published

2018-05-04

How to Cite

Maia, M. R., & Andrade, A. M. T. de. (2018). O cinema Maxakali: a narrativa audiovisual como ação política. Media and Everyday Life, 12(1), 93-108. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i1.9864