Resentimiento e Eterno Retorno en la serie Dark
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.47068Palabras clave:
Resentimiento, Eterno Retorno, Nietzsche, Ficción en Serie, DarkResumen
Este artículo investiga, con un enfoque exploratorio, la forma en que los conceptos de resentimiento y eterno retorno, propuestos por Nietzsche, están presentes en la primera temporada de la serie original más exitosa de Netflix, la producción Dark (2017). Analizamos la relación entre las ideas del filósofo alemán y la narrativa de ficción serial alemana a partir de una clave imagen-discursiva que pretende vincular los supuestos de Nietzsche con la trama y el argumento de la serie. Los resultados apuntan a las ideas del eterno retorno y el resentimiento como algunos de los posibles leitmotivs de Dark.
Descargas
Citas
AZUBEL, Larissa. Uma série de contos e os contos em série: o imaginário pós-moderno em Once Upon a Time. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.
BITTENCOURT, Renato Nunes. A tipologia do ressentimento em Dostoievski e Nietzsche. Revista Húmus, São Luiz, v. 2, n. 2, p. 73-91, 2011. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/download/1632/1294. Acesso em: 30 set. 2020.
DARK. (Temporada 1). [Série] Direção: Baran bo Odar. Roteiro: Baran bo Odar; Jantje Friese. Produção: Baran bo Odar, Jantje Friese, Wiederman & Berg Filmproduktion, Justyna Musch, Quirin Berg, Max Wiedermann. Alemanha: Netflix, 2017. Streaming, cor. 10 episódios
DIAS, Rosa Maria. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
GIACÓIA JÚNIOR, Oswaldo. Nietzsche como psicólogo. São Leopoldo. Editora da Unisinos, 2001.
HAN, Byung-Chul. Bom entretenimento: uma desconstrução da história da paixão ocidental. Tradução de Lucas Machado. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2019
JOST, François. Do que as séries americanas são sintoma? Porto Alegre: Sulina, 2012.
KEHL, Maria Rita. Ressentimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
MAFFESOLI, Michel. O instante eterno: o retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. Tradução: Rogério de Almeida, Alexandre Dias. São Paulo: Zouk, 2003.
MECA, Diego Sánchez. Nietzsche ou a eternidade do tempo. Caderno Nietzsche, São Paulo, v. 33, p. 181-196, 2013.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Tradução: Antônio Carlos Braga. São Paulo: Escala, 2013.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Tradução: Ciro Mioranza. São Paulo: Escala Educacional, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo. Tradução: Marcelo Backes. Porto Alegre: L&PM, 2003.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. Tradução: R. R. Torres. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores).
PAREDES, Lenin Vladimir. El eterno retorno: análisis de la concepción temporal en la serie Dark de Netflix. PAAKAT: Revista de tecnologia y sociedade, v. 9 n.16. Guadalajara. mar. 2019.
PASCHOAL, Antônio Edmilson. Nietzsche e During: ressentimento, vingança e justiça. Revista Dissertatio, Pelotas, v. 33, n. 2, p. 147-172, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/8721 Acesso em: 04 ago. 2020.
SAFRANSKI, Rudüger. Nietzsche: biografia de uma tragédia. Tradução: Lya Luft. São Paulo: Geração Editorial, 2011.
VALENZUELA, Sandra Trabucco. A fragmentação na série Dark: o ser, o espaço e o tempo. In: SILVA, Lourdes Ana Pereira; GUARANHA, Manoel Francisco; BASEIO, Maria Auxiliadora (Org.). Identidades ficcionais: narrativas literárias e televisivas. Covilhã: LabCom Comunicação & Artes, 2020, v. 1, p. 149-166.
VARGAS, Herom; CORRÊA, Angela Miguel. Recapitulações na série original Netflix Dark: alterações na estrutura narrativa tradicional televisual. Revista lationoamericana de la comunicación, v. 17, p. 246-257, 2019.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).