Lectura y consumo de libros, en Brasil, en tiempos de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.52556Palabras clave:
COVID-19, Industria del libro, Lectura, Consumo, Mercado editorialResumen
Este estudio reúne investigaciones con lectores y consumidores de libros durante la epidemia de Covid-19, basado en la recolección de datos con estudiantes universitarios del Departamento de Ciencias de la Comunicación de la Universidad Federal de Santa María. Con el análisis de la investigación de la industria, perfila un panorama de resultados disruptivos por hábitos adquiridos desde marzo de 2020 hasta septiembre del año siguiente.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS LIVRARIAS (ANL); GFK. Mercado do livro no Brasil/ Números do setor. São Paulo, 2021. Disponível em: <https://www.anl.org.br/v1/numeros-do-setor/ >. Acesso em 11 dez. 2021.
BARBIER, Frédéric. A Europa de Gutenberg: o livro e a invenção da modernidade ocidental (Séculos XIII-XVI). São Paulo: Edusp, 2018.
BARCELLOS, Marília de Araujo (coord). Leitura e consumo de livros na Facos, projeto de pesquisa, Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2021.
BUENO, Mariana. O livro como elemento do desenvolvimento socioeconômico. In: LOUZADA, Daniel (org.). Livros para todos: ensaio sobre a construção de um país de leitores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.
CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO (CBL); SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVRO (SNEL); NIELSEN. Pesquisa produção e vendas no setor editorial brasileiro. São Paulo, 2020. Disponível em <https://snel.org.br/pesquisas/>. Acesso em 10 nov. 2021.
COHEN, Philip N. Opinion: Generation labels mean nothing. It’s time to retire them. The Washington Post, Washington, DC, 7 jun. 2021. Disponível em <https://www.washingtonpost.com/opinions/2021/07/07/generation-labels-mean-nothing-retire-them/>. Acesso em 8 jan. 2022.
DORSEY, Jason; VILLA, Denise. Zconomy: como a geração Z vai mudar o futuro dos negócios – e o que fazer diante disso. Rio de Janeiro: Agir, 2021.
ENDO, Whaner. Olhar digital - Um mapa editorial para avaliar a presença do livro digital no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 44., GP PRODUÇÃO EDITORIAL, 2021, Virtual. Anais...Virtual: Intercom, 2021. Disponível em: <https://www.portalintercom.org.br/eventos1/congresso-nacional/20213>. Acesso em 10 nov. 2021.
FAILLA, Zoara. O brasileiro que lê, lê o quê? In: LOUZADA, Daniel (org). Livros para todos: ensaio sobre a construção de um país de leitores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.
GURBANOV, Bernardo. Mais respiradores e menos tributos para as livrarias do Brasil. In: LOUZADA, Daniel (org). Livros para todos: ensaio sobre a construção de um país de leitores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/>. Acesso em 12 dez. 2021.
LOBÃO, Luis; ZILLI, Carlos. A Jornada da transformação digital. São Paulo: Lamonica, 2020.
MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de vida. Rio de Janeiro: Bertrand, 2020.
NETO, Leonardo. Maio foi melhor do que abril. Ainda assim, varejo de livro registra queda de 33%. PublishNews, São Paulo, 2 jun. 2020. Disponível em < https://www.publishnews.com.br/materias/2020/06/02/maio-foi-melhor-do-que-abril.-ainda-assim-varejo-de-livro-registra-queda-de-33>. Acesso em 1 dez. 2021.
PISA 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. Portal do MEC, Brasília, 3 de dez. de 2019. Disponível em< http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil>. Acesso em 29 dez. 2021.
% da geração Z preferem empresas com práticas sustentáveis, diz pesquisa. Poder 360, Brasília, 5 set. 2021. Disponível em <https://www.poder360.com.br/pesquisas/42-da-geracao-z-preferem-empresas-com-praticas-sustentaveis-diz-pesquisa/>. Acesso em 11 jan. 2021.
RONSINI, Veneza Mayora. Mercadores de sentido: consumo de mídia e identidades juvenis. Porto Alegre: Sulina 2007.
SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVRO (SNEL); NIELSEN BOOK. Pesquisa Painel do varejo de livros no Brasil. São Paulo, 2021. Disponível em < https://snel.org.br/pesquisas/>. Acesso em 1 nov. 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO – SBVC. Estudos novos hábitos digitais em tempos de Convid-19. São Paulo, 14 mai. de 2020. Disponível em< https://sbvc.com.br/novos-habitos-digitais-em-tempos-de-covid-19/>. Acesso em 14 mai. 2021.
THOMPSON, John B. Mercadores de Cultura: o mercado editorial no século XXI. São Paulo: Unesp, 2013.
UFSM sobe no ranking das melhores universidades da América Latina segundo a THE. UFSM, Santa Maria, 2 ago. 2021. Disponível em<https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/sisu/2021/08/01/ufsm-sobe-no-ranking-das-melhores-universidades-da-america-latina-segundo-a-the/>. Acesso em 29 dez. 2021.
WORLD Development Report 2018: Learning to realize education’s promise. World Bank, Washington, 4 out. 2017. Disponível em <https://elibrary.worldbank.org/doi/abs/10.1596/978-1-4648-1096-1>. Acesso em 29 dez. 2021.
##submission.downloads##
Publicado
Versiones
- 2022-01-27 (2)
- 2022-01-19 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).