Studium e Punctum de Barthes e as categorias fenomenológicas peircianas

Autores/as

  • Raquel Ponte Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9700

Resumen

A partir dos conceitos de primeiridade, segundidade e terceiridade da fenomenologia peirciana, este artigo visa fazer uma nova leitura dos elementos studium e punctum, co-presentes nas fotografias, descritos por Roland Barthes em A câmara clara. Para Peirce, essas três categorias estariam presentes em todos os fenômenos observados e se manifestariam de diferentes formas: a primeiridade estaria associada à potencialidade, variedade, sentimento e Acaso; a segundidade, à ação e reação, singularidade e Existência; e a terceiridade, à generalidade, convencionalidade, hábito e Lei. Sugerimos ser possível identificar no studium e no punctum a manifestação da terceiridade e da primeiridade, respectivamente, sendo que identificação do punctum por Barthes em seu derradeiro livro parece apontar para uma mudança do pensamento do autor. No final, questionamos a possibilidade de ampliarmos os conceitos barthesianos para outras manifestações humanas para além da fotografia.

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Biografía del autor/a

Raquel Ponte, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ)

Raquel Ponte cursou mestrado em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI-UERJ), MBA em Marketing na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Comunicação Social – Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente atua como designer, sendo Professora Substituta e doutoranda da ESDI-UERJ.

Citas

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Publicado

2013-12-17

Cómo citar

Ponte, R. (2013). Studium e Punctum de Barthes e as categorias fenomenológicas peircianas. Mídia E Cotidiano, 3(3), 500-515. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9700