A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas

Autores/as

  • Fernando Simões Antunes Junior Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9803

Palabras clave:

comunicação, emoções, retórica, arquétipos

Resumen

Este artigo utiliza os pressupostos teóricos de Carl Jung sobre os arquétipos e o inconsciente coletivo, suas funcionalidades na estruturação da psique humana e a necessidade inata de vivenciá-los nas práticas cotidianas. Através da interface entre áreas da neurolinguística, da psicologia junguiana e da comunicação, busca-se entender como os arquétipos podem ser eliciados pela retórica midiática para criar necessidades, desejos e vontades nos indivíduos.

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Biografía del autor/a

Fernando Simões Antunes Junior, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela PUCRS e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Emoções e Conflito do PPGCOM da PUCRS.

 

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Publicado

2016-12-23

Cómo citar

Antunes Junior, F. S. (2016). A retórica midiática como gatilho de emoções arquetípicas. Medios Y Cotidiano, 10(10), 210-226. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v10i10.9803

Número

Sección

Artigos Seção Livre