Discurso sobre a sociologia à contrapelo. Senso comum e anti-tomismo na obra de Michel Maffesoli.
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i2.29197Palabras clave:
Maffesoli, Hermenêutica, Tomismo, Senso ComumResumen
O artigo discute os pressupostos gerais do pensamento sociológico de Michel Maffesoli interpretando-o como uma ruptura com um tomismo latente nas ciências sociais e, especificamente, como um tensionamento com a epistemologia como forma de conhecimento. Propondo pensar a sociologia de Maffesoli como uma hermenêutica diatópica, o artigo revê alguns dos elementos que estruturam o pensamento desse autor, dentre os quais a crítica ao dualismo esquemático, a ideia simmeliana de “forma social”, o pressuposto de uma sensibilidade relativista, a indagação estilística e o compromisso libertário. Compreende-se que esses cinco elementos remetem à ideia de conhecimento ordinário, banal, e à noção de senso comum, constitutivas do núcleo da obra do sociólogo.Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. As Teses sobre o Conceito de História. In: Obras Escolhidas, Vol. 1, p. 222-232. São Paulo, Brasiliense,1985.
BOILEAU, Nicolas. Satyres. Coeuvres-et-Valsery: Ressouvenances, 2001.
BONINO, Serge. Qu'est-ce que l'anti-thomisme? In: Revue Thomiste (2008), vol. 112, t. 1, pp. 121-156.
CHRISTIAS, Panagiotis. Le sens commun. Perspectives pour la compréhension d'une notion complexe. In: Sociétés, (2005), vol. 89, n. 3, pp. 5-8.
DILTHEY, Wilhelm. Introdução às ciências humanas. São Paulo: Forense, 2010.
_________ Ideias sobre uma psicologia descritiva e analítica. Viaverita, 2011.
_________ Psicologia da compreensão. Portugal: Edições 70, 2012.
JANZ, Denis. Luther and Thomas Aquinas. The Angelic doctor in the thought of the reformer. Stuttgart: Instituts für Europäische Geschichte, 1989.
JAUSS, Hans-Robert. Pour une esthétique de la réception. Paris: Gallimard, 1978.
FOREST. Aimé. L’estructure métaphysique du concret selon Thomas d’Aquin. Paris: Vrin, 1956.
GADAMER, Hans-Georg. Wahrheit und Methode. Tübingen: J.B.C. Mohr, 1993.
MAFFESOLI, Michel. La Conquête du présent. Pour une sociologie de la vie quotidienne. Paris: PUF, 1979.
_________ La Connaissance ordinaire. Précis de sociologie compréhensive. Paris: Librairie des Méridiens, 1985.
_________ Au creux des apparences. Pour une éthique de l'esthétique. Paris: Plon, 1990.
_________ La Contemplation du monde. Paris: Le Livre de Poche, 1996a.
_________ Eloge de la raison sensible. Paris: Grasset, 1996b.
_________ A conquista do presente. Natal: Argos, 2001.
_________ O instante eterno: o retorno no trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo: Zouk, 2003.
_________ Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 2005a.
_________ O mistério da conjunção. Ensaios sobre comunicação, corpo e socialidade. Porto Alegre: Sulina, 2005b.
_________ O ritmo da vida: Variações sobre o imaginário pós-moderno. Rio de Janeiro: Record, 2007.
_________ Le paradigme esthétique: La sociologia comme art. In: Iluminuras (Porto Alegre), vol. 16, no. 38, pp, 11-22, jan-jun, 2015.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Aparecida: Idéias & Letras, 2006.
LABERTHONNIERE, Lucien. Le réalisme chrétien et l'idéalisme grec. Paris: Seuil, 1966.
MALEBRANCHE, Nicolas. De la recherche de la vérité. In: ________ Œuvres, I. Paris: Plêiade, 1958.
ORTEGA Y GASSET, José. Guillermo Dilthey y la idea de la vida. In: Obras Completas, tomo VI. Madrid: Taurus y Fundación José Ortega y Gasset, 2004-2010 (1942).
ROUSSELOT, Pierre. Métaphysique thomiste et critique de la connaissance. In: Revue Néo-scolastique de Philosophie. 17e année, n°68, 1910. pp. 476-509.
SCHUTZ, Alfred. The problem of rationality in the social world. In: Economica, New Series, 1943, vol. 10, n. 38, pp. 130-149.
________ On multiple realities. In: Philosophy and Phenomenological Research, 1955, vol. 5; n. 1, pp. 533-576.
________ Phenomenology of the social world. Evanston, North-western, 1967.
________ Le chercheur et le quotidian: Phénoménologie des sciences sociales. Paris: Méridiens Klincksieck, 1987.
SANTOS, Boaventura de Souza. As tensões da modernidade. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/ direitos/militantes/boaventura/boaventura4.html#3. Consultado em: 20/05/2019.
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1963.
________ A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1967.
________ Economia y sociedade. México: Fundo de Cultura Econômica, 1944. Nova edição de 1964.
WUNDT, Wilhelm. A missão da filosofia na actualidade. Lisboa: Tipografia Henrique Torres, 1920.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).