Discurso sobre a sociologia à contrapelo. Senso comum e anti-tomismo na obra de Michel Maffesoli.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i2.29197

Palabras clave:

Maffesoli, Hermenêutica, Tomismo, Senso Comum

Resumen

O artigo discute os pressupostos gerais do pensamento sociológico de Michel Maffesoli interpretando-o como uma ruptura com um tomismo latente nas ciências sociais e, especificamente, como um tensionamento com a epistemologia como forma de conhecimento. Propondo pensar a sociologia de Maffesoli como uma hermenêutica diatópica, o artigo revê alguns dos elementos que estruturam o pensamento desse autor, dentre os quais a crítica ao dualismo esquemático, a ideia simmeliana de “forma social”, o pressuposto de uma sensibilidade relativista, a indagação estilística e o compromisso libertário. Compreende-se que esses cinco elementos remetem à ideia de conhecimento ordinário, banal, e à noção de senso comum, constitutivas do núcleo da obra do sociólogo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabio Fonseca de Castro, Universidade Federal do Pará

Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V, com pós-doutorado em etnometodologia pela Universidade de Montreal. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, ambos na Universidade Federal do Pará. Professor visitante do Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge em 2017-2018.

Citas

BENJAMIN, Walter. As Teses sobre o Conceito de História. In: Obras Escolhidas, Vol. 1, p. 222-232. São Paulo, Brasiliense,1985.

BOILEAU, Nicolas. Satyres. Coeuvres-et-Valsery: Ressouvenances, 2001.

BONINO, Serge. Qu'est-ce que l'anti-thomisme? In: Revue Thomiste (2008), vol. 112, t. 1, pp. 121-156.

CHRISTIAS, Panagiotis. Le sens commun. Perspectives pour la compréhension d'une notion complexe. In: Sociétés, (2005), vol. 89, n. 3, pp. 5-8.

DILTHEY, Wilhelm. Introdução às ciências humanas. São Paulo: Forense, 2010.

_________ Ideias sobre uma psicologia descritiva e analítica. Viaverita, 2011.

_________ Psicologia da compreensão. Portugal: Edições 70, 2012.

JANZ, Denis. Luther and Thomas Aquinas. The Angelic doctor in the thought of the reformer. Stuttgart: Instituts für Europäische Geschichte, 1989.

JAUSS, Hans-Robert. Pour une esthétique de la réception. Paris: Gallimard, 1978.

FOREST. Aimé. L’estructure métaphysique du concret selon Thomas d’Aquin. Paris: Vrin, 1956.

GADAMER, Hans-Georg. Wahrheit und Methode. Tübingen: J.B.C. Mohr, 1993.

MAFFESOLI, Michel. La Conquête du présent. Pour une sociologie de la vie quotidienne. Paris: PUF, 1979.

_________ La Connaissance ordinaire. Précis de sociologie compréhensive. Paris: Librairie des Méridiens, 1985.

_________ Au creux des apparences. Pour une éthique de l'esthétique. Paris: Plon, 1990.

_________ La Contemplation du monde. Paris: Le Livre de Poche, 1996a.

_________ Eloge de la raison sensible. Paris: Grasset, 1996b.

_________ A conquista do presente. Natal: Argos, 2001.

_________ O instante eterno: o retorno no trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo: Zouk, 2003.

_________ Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 2005a.

_________ O mistério da conjunção. Ensaios sobre comunicação, corpo e socialidade. Porto Alegre: Sulina, 2005b.

_________ O ritmo da vida: Variações sobre o imaginário pós-moderno. Rio de Janeiro: Record, 2007.

_________ Le paradigme esthétique: La sociologia comme art. In: Iluminuras (Porto Alegre), vol. 16, no. 38, pp, 11-22, jan-jun, 2015.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Aparecida: Idéias & Letras, 2006.

LABERTHONNIERE, Lucien. Le réalisme chrétien et l'idéalisme grec. Paris: Seuil, 1966.

MALEBRANCHE, Nicolas. De la recherche de la vérité. In: ________ Œuvres, I. Paris: Plêiade, 1958.

ORTEGA Y GASSET, José. Guillermo Dilthey y la idea de la vida. In: Obras Completas, tomo VI. Madrid: Taurus y Fundación José Ortega y Gasset, 2004-2010 (1942).

ROUSSELOT, Pierre. Métaphysique thomiste et critique de la connaissance. In: Revue Néo-scolastique de Philosophie. 17e année, n°68, 1910. pp. 476-509.

SCHUTZ, Alfred. The problem of rationality in the social world. In: Economica, New Series, 1943, vol. 10, n. 38, pp. 130-149.

________ On multiple realities. In: Philosophy and Phenomenological Research, 1955, vol. 5; n. 1, pp. 533-576.

________ Phenomenology of the social world. Evanston, North-western, 1967.

________ Le chercheur et le quotidian: Phénoménologie des sciences sociales. Paris: Méridiens Klincksieck, 1987.

SANTOS, Boaventura de Souza. As tensões da modernidade. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/ direitos/militantes/boaventura/boaventura4.html#3. Consultado em: 20/05/2019.

WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1963.

________ A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1967.

________ Economia y sociedade. México: Fundo de Cultura Econômica, 1944. Nova edição de 1964.

WUNDT, Wilhelm. A missão da filosofia na actualidade. Lisboa: Tipografia Henrique Torres, 1920.

##submission.downloads##

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

Fonseca de Castro, F. (2019). Discurso sobre a sociologia à contrapelo. Senso comum e anti-tomismo na obra de Michel Maffesoli. Medios Y Cotidiano, 13(2), 19-38. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i2.29197