O entretenimento político em Spielberg: imagem e olhar no cinema pós 11 de Setembro
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i2.10109Parole chiave:
Comunicação, Cinema, História, EntetenimentoAbstract
Procuramos demonstrar uma conexão entre entretenimento – simbolizado pela produção de filmes nos estúdios de Hollywood – e política, a partir da análise de trechos do filme A Nova Lei (Minority Report 2002). O diretor Steve Spielberg – ele mesmo um ícone do cinema associado ao entretenimento – critica o engano das imagens e o olhar como fonte de conhecimento. Tratam-se de duas referências à midiatização dos atentados de 11 de setembro de 2001, na contramão do cinema engajado, naquele momento, no apoio à intervenção militar no Iraque. A noção de entretenimento político, com o horror de ver, é sustentada ainda em Guerra dos Mundos, de 2005.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BORDWELL, David. THOMPSON, Kristin. Film History – an introduction. McGraw Hill Higher Education. Columbus: 2002.
COUSINS, Mark. História do Cinema -Dos clássicos mudos ao cinema moderno. Martins Fontes. São Paulo: 2013.
EASY RIDERS- O cinema da Nova Hollywood. Catálogo da Mostra. Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de Janeiro, 2015.
FRIEDMAN, Lester. Citizen Spielberg. University of Illinois Press, Chicago: 2006.
EDGERTON, Gary. HART, William, HASSENCAH, Frances. Televising 9/11 and Its Aftermath: The Framing of George W. Bush’s Faith-Based Politics of Good and Evil. In: NORDEN Martin (edit.). The Changing Face of Evil in Film and Television. Rodopi B.V., Amsterdam – Nova York, 2007.
MC BRIDE, Jim. Steven Spielberg - a biography, 2011. University Press of Mississipi. Jackson: 2011.
WASSEL, Frederick. Steven Spielberg´s America. Polity Press. Cambridge: 2010.
WESTWELL. Guy. Parallel Lines - Post-9/11 American Cinema. Wallflower Press Book, Nova York, 2014.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).