Uso compartilhado do celular por crianças e familiares: implicações para privacidade online e mediação parental
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v14i1.38546Parole chiave:
Infância, Uso compartilhado do celular, Privacidade online, Mediação parental.Abstract
Este artigo tem como objetivo discutir as implicações do uso compartilhado de celulares por crianças, entre 10 a 12 anos, moradoras de periferia de Fortaleza. Num contexto em que as mídias móveis fazem parte do cotidiano infantil (MASCHERONI; CUMAN, 2014) e sugerem um uso individualizado e privado desses dispositivos, a experiência de quatro crianças moradoras de periferia revela que o compartilhamento do celular é a principal alternativa para o acesso à internet. Por meio de uma metodologia de inspiração etnográfica, este artigo aborda algumas implicações desse uso compartilhado relacionado à privacidade online e à mediação parental. Neste contexto, as crianças desenvolvem suas próprias estratégias para lidar com essa situação de constante supervisão, de modo a garantir sua privacidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AARSAND, Pål. Children’s media practices: challenges and dilemmas for the qualitative researcher. Journal of Children and Media, Londres, v. 10, n. 1, p. 90-97, 2016.
BOYD, Danah. It's complicated: the social lives of networked teens. New Haven:Yale
University Press, 2014.
BYRNE, J., KARDEFELT-WINTHER, D., LIVINGSTONE, S., STOILOVA, M. Global Kids Online research synthesis, 2015–2016. UNICEF Office of Research–Innocenti and London School of Economics and Political Science, 2016. Disponível em: www.globalkidsonline.net/synthesis. Acesso em: 30 de out. de 2019.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Kids Online Brasil 2018: Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 2019.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Kids Online Brasil 2017: Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 2018.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Educação 2018: Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 2019.
CORSARO, William. Sociologia da Infância. 2a. Edição ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2011.
DERLEGA, V. J.; & CHAIKIN, A. L. Privacy and self-disclosure in social relationships. Journal of Social Issues, Missouri, v. 33, n. 3, p. 102–115, 1977.
FERREIRA, M. (2018). Infância (n)ativa: potencialidades de participação e cidadania às crianças na mídia digital. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018. Disponivel em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/157357/ Acesso em: 30 de out. de 2019.
KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de pesquisa, São Luís. v. 116, p. 41-59, 2002.
LIVINGSTONE, S., MASCHERONI, G., DREIER, M., CHAUDRON, S.; LAGAE, K. How
parents of young children manage digital devices at home: the role of income, education
and parental style. London: LSE. 2015.
MAIDEL, Simone; VIEIRA, Mauro Luis. Mediação parental do uso da internet pelas
crianças. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 293-313, 2015.
MASCHERONI, Giovanna.; CUMAN, Andrea. Net Children Go Mobile: Final Report. Milano: Educatt, 2014.
MÁXIMO, Thinayna Mendonça. Público ou privado? A compreensão de crianças cearenses sobre privacidade online. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza -CE, 2017.
MONTEIRO, Maria Clara Sidou. Apropriação por crianças da publicidade em canais de youtubers brasileiros: a promoção do consumo no YouTube através da Publicidade de Experiência. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
PASQUIER, Dominique. From Parental Control to Peer Culture. Cultural Transmission and Conformism. In: Drotner, Kirsten & Livingstone, Sonia. The International Handbook of Children, Media and Culture. London, SAGE, 2008.
REZENDE, A. S. B. Entre o olhar da pobreza e o som da ostentação: os imaginários do consumo na construção midiática da infância na cena musical do funk ostentação. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2017.
SAMPAIO, Inês Vitorino; PONTE, Cristina. TIC Kids Online Brasil-Portugal. Relatório de
pesquisa. Fortaleza, 2017.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M.J.; CERISARA, A.B. Crianças e miúdos: perspectivas sóciopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004. p. 9-34.
VINCENT, Jane. Mobile opportunities: exploring positive mobile opportunities for
european children. London: London School of Economics and Political Science, 2015.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).