Quem está assistindo? Um experimento com o algoritmo da Netflix e resultados gráficos a partir de temáticas de gêneros de animes

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.57210

Parole chiave:

comunicação, Netflix, Algorítmo, Anime, gênero

Abstract

Através da metodologia de engenharia reversa desenvolvida no Ubilab (Laboratório de Pesquisa em Mobilidade e Convergência Midiática da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos/PUCRS), buscou-se compreender de que forma o algoritmo da plataforma de streaming Netflix se comporta diante da simulação de perfis consumidores do gênero de animes de diferentes temáticas. O presente artigo foi desenvolvido de forma exploratória, sendo realizado um experimento na plataforma e descrevendo como o algoritmo da Netflix estabeleceu a curadoria de conteúdo para diferentes usuários. Constatou-se que há uma contínua tentativa de aprendizagem por parte do algoritmo na busca de estabelecer fluxos de consumo com o assinante e, nesse processo, o algoritmo parece buscar compreender a que gênero pertence o usuário, sugerindo, dessa forma capas diferentes para os mesmos títulos, de acordo com o que ele considera que o usuário terá mais afinidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Eduardo Campos Pellanda, PUCRS

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Possui dois Pós-Doutoramentos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) - Boston - EUA.  Membro do programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. Coordenador do Laboratório de pesquisa em mobilidade e convergência midiática (UBILAB). Bolsista de Produtividade PQ2 do CNPQ. 

Taís de Barros, PUCRS

Mestranda em Comunicação Social (PPGCOM/PUCRS) na linha "Cultura e tecnologias das imagens e dos imaginários" (2022-). Possui graduação em Produção Audiovisual pela PUCRS (2021). 

Julia Brito, PUCRS

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2016). Mestranda em Comunicação Social do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Riferimenti bibliografici

AKIRA [filme]. Direção: Katsuhiro Ootomo. Roteiro: Izou Hashimoto, Katsuhiro Ootomo. Japão: Tokyo Movie Shinsha, 1988.

ALICE IN BORDERLAND [drama]. Direção: Shinsuke Sato. Roteiro: Yoshiki Watabe, Yasuko Kuramitsu, Shinsuke Sato. Japão: Robot Communications Inc., 2020-.

AMOR COM FETICHE [filme]. Direção: Park Hyun-jin. Roteiro: Lee DA-hye, Park Hyeon-jin. Coreia do Sul: Seed Film, 2022.

ANGEL BEATS! [anime]. Direção: Seiji Kishi. Roteiro: Jun Maeda. Japão: P.A. Works, 2010.

ANO HANA [anime]. Direção: Tatsuyuki Nagai. Roteiro: Mari Okada. Japão: A-1 Pictures, 2011.

APOSTANDO ALTO [drama]. Direção: Oh Choong-hwan. Roteiro: Park Hye-ryun. Coreia do Sul: HighZium studio, 2020.

A VOZ DO SILÊNCIO [filme]. Direção: Naoko Yamada. Roteiro: Reiko Yoshida. Japão: Kyoto Animation, 2016.

BAKI HANMA [anime]. Direção: Toshiki Hirano. Japão: TMS Entertainment, 2021.

BLACK BUTLER II [anime]. Direção: Hirofumi Ogura. Roteiro: Toshizou Nemoto, Tatsuto Higuchi. Japão: A-1 Pictures, 2010.

BUBBLE [filme]. Direção: Tetsurou Araki. Roteiro: Gen Urobochi, Naoko Satou, Renji Ooki. Japão: Wit Studio, 2022.

COWBOY BEBOP [anime]. Direção: Shinichirou Watanabe. Roteiro: Akihiko Inari, Dai Satou, Keiko Nobumoto, Michiko Yokote, Ryouta Yamaguchi, Sadayuki Murai, Shinichirou Watanabe. Japão: Sunrise, 1998.

DEATH NOTE [anime]. Direção: Tetsurou Akari. Japão: MADHOUSE, 2006.

DEMON SLAYER [anime]. Direção: Haruo Sotozaki. Roteiro: Haruo Sotozaki, Masashi Takeuchi, Takashi Suhara, Toshiyuki Shirai, Yoshiaki Kawajiri. Japão: ufotable, 2019.

DISSANAYAKE, Wimal. Asian television dramas and Asian theories of communication. Journal of Multicultural Discourses, v. 7, n. 2, p. 191-196, 2012

EHSES, Hanno. Design and Rhetoric: An Analysis of Theatre Posters. Design Papers 4. Halifax. Canada: Design Division; Nova Scotia College of Art and Design, 1986.

GHOST IN THE SHELL [filme]. Direção: Mamoru Oshii. Roteiro: Kazunori Itou. Japão: Production I.G, 1995.

GRAVETT, Paul. Manga: Sixty Years of Japanese Comics. Estados Unidos: Harper Design, 2004.

HEAVEN OFFICIAL'S BLESSING [donghua]. Direção: Haoling Li. Roteiro: Youling Chunri. Xangai: Haoliners Animation, 2020.

HOTEL DEL LUNA [drama]. Direção: Oh Choong-hwan. Roteiro: Hong Jung-eun, Hong Mi-ran. Coreia do Sul: Gs:st, 2019.

IRMANDADE [seriado]. Direção: Pedro Morelli. Brasil: O2 Filmes, 2019-.

JENNER, Mareike. Netflix and the Re-invention of Television. Cambridge: Palgrave Macmillan, 2018

JEON, Won Kyung. The ‘Korean Wave’ and Television Drama Exports, 1995-2005. 2013. 270 f. Tese (Doutorado em Filosofia) –School of Culture and Creative Arts College of Arts, University of Glasgow, 2013.

KOMI CAN’T COMMUNICATE [anime]. Direção: Ayumu Watanabe e Kazuki Kawagoe. Roteiro: Deko Akao. Japão: Oriental Light and Magic (OLM), 2021.

KUROKO’S BASKETBALL [anime]. Direção: Shunsuke Tada. Roteiro: Noburo Takagi. Japão: Production I.G, 2015.

LOTZ, Amanda D. Theorizing the Nonlinear Distinction of Internet-Distributed Television. Michigan: Maize Books, 2017. Disponível em: https://quod.lib.umich.edu/m/maize/mpub9699689/1:4/--portals-a-treatise-on-internet-distributed-television?rgn=div1;view=fulltext. Acesso em: 21 jun. 2022. (recurso eletrônico)

MADRIGAL, Alexis C. How Netflix Reverse-Enginnered Hollywood. The Atlantic, [S. l.], 2 jan. 2014. Disponível em: https://www.theatlantic.com/technology/archive/2014/01/how-netflix-reverse-engineered-hollywood/282679/. Acesso em: 18 jun. 2022.

MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. In: MANOVICH, Lev. O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005. (p. 24-50)

MY HERO ACADEMY: HEROES RISING [filme]. Direção: Kenji Nagasaki. Roteiro: Yousuke Kuroda. Japão: bones, 2019.

NARUTO SHIPPUDEN [anime]. Direção: Hayato Date. Roteiro: Junki Takegami, Satoru Nishizono, Yasuyuki Suzuki, Yasuaki Kurotsu. Japão: Studio Pierrot, 2007.

NETFLIX. Como funciona o sistema de recomendações da Netflix. Netflix, [S. l.], [20–?]. Disponível em: https://help.netflix.com/pt/node/100639. Acesso em: 21 jun. 2022.

NETFLIX. Selecting the best artwork for videos through A/B testing. Netflix Technology Blog, [S. l.], 2016. Disponível em: https://netflixtechblog.com/selecting-the-best-artwork-for-videos-through-a-b-testing-f6155c4595f6. Acesso em: 21 jun. 2022.

O CASTELO ANIMADO [filme]. Direção: Hayao Miyazaki. Direção: Hayao Miyazaki. Japão: Studio Ghibli, 2004.

O LANÇAMENTO DO BARCO SALVA-VIDAS [curta-metragem]. Produção: James Henry. Câmera: Frederick Blechynden. Estados Unidos: Edison Manufacturing Co., 1897. Disponível em: https://www.loc.gov/item/00694287/. Acesso em: 29 jan. 2023.

O MAR DA TRANQUILIDADE [drama]. Direção: Choi Hang-yong. Roteiro: Park Eun-kyo. Coreia do Sul: Artist Company, 2021.

ONE PUNCH MAN [anime]. Direção: Shingo Natsume. Roteiro: Tomohiro Suzuki. Japão: MADHOUSE, 2015.

PALAVRAS QUE BORBULHAM COMO REFRIGERANTE [filme]. Direção: Kyouhei Ishiguro. Roteiro: Dai Satou. Japão: Signal.MD, Sublimation, 2021.

PERKS, Lisa Glebatis. Media Marathoning: Immersions in Morality. Estados Unidos: Lexington Books, 2015.

PSYCHO-PASS [anime]. Direção: Naoyoshi Shiotani. Roteiro: Aya Takaha, Gen Urobochi, Makoto Fukami. Japão: Production I.G, 2012.

PSYCHO-PASS: THE MOVIE [filme]. Direção: Naoyoshi Shiotani. Roteiro: Gen Urobochi, Makoto Fukami. Japão: Production I.G, 2015.

SAILOR MOON [anime]. Direção: Junichi Satou. Japão: Toei Animation, 1992.

SAILOR MOON S [anime]. Direção: Kunihiko Ikuhara. Roteiro: Katsuyuki Sumisawa, Shigeru Yanagawa, Sukehiro Tomita, Youji Enokido. Japão: Toei Animation, 1994.

SCHODT, Frederik L. Dreamland Japan: Writings on modern manga. California: Stone Bridge Press, 1998.

SCHODT, Frederik L. Manga! Manga!: The world of Japanese comics. New York: Kodansha International, 1986.

SHIKIORIORI [filme]. Direção: Haoling Lin, Yoshitaka Takeuchi, Zhenxing Yi. Roteiro: Haoling Lin, Naruki Nagakawa. Japão: CoMix Wave, 2018.

STRANGER THINGS [seriado]. Produção executiva: The Duffer Brothers, Shawn Levy, Dan Cohen, Brian Wright, Cindy Holland, Jessica Mecklenburg, Matt Thunell, Karl Gajdusek, Iain Paterson, Curtis Gwinn. Estados Unidos: 21 Laps Entertainment; Monkey Massacre Productions; Upside Down Pictures, 2016-.

THE IRREGULAR AT MAGIC HIGH SCHOOL [anime]. Direção: Manabu Ono. Roteiro: Muneo Nakamoto, Yukie Sugawara, Yukito Kizawa. Japão: MADHOUSE, 2014.

THE SEVEN DEADLY SINS [anime]. Direção: Tensai Okamura. Roteiro: Jukki Hanada, Shoutarou Suga, Yuniko Ayana. Japão: A-1 Pictures, 2015.

TORADORA! [anime]. Direção: Tatsuyuki Nagai. Roteiro: Mari Okada, Masahiro Yokotani, Tatsuto Higuchi. Japão: J.C Staff, 2008.

VIOLET EVERGARDEN [anime]. Direção: Taichi Ishidate. Roteiro: Reiko Yoshida, Tatsuhiko Urahata. Japão: Kyoto Animation, 2018.

VIOLET EVERGARDEN: THE MOVIE [filme]. Direção: Taichi Ishidate. Roteiro: Reiko Yoshida. Japão: Kyoto Animation, 2020.

YOWAMUSHI PEDAL [anime]. Direção: Osamu Nabeshima. Roteiro: Kurasumi Sunayama. Japão: TMS Entertainment, 2013.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-05-19

Come citare

Campos Pellanda, E. ., de Barros, T., & Brito, J. (2023). Quem está assistindo? Um experimento com o algoritmo da Netflix e resultados gráficos a partir de temáticas de gêneros de animes . Mídia E Cotidiano, 17(2). https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.57210