Do Hiperlocal Bauruense para o Global Criativo: As Novas Marcas de uma Comunicacao a Partir do Empoderamento Colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v9i9.9781Parole chiave:
Jornalismo Cidadão, Jornalismo Local, Novas Tecnologias.Abstract
A consolidação das novas tecnologias de comunicação e a possibilidade de se produzir conteúdos noticiosos locais, de forma descentralizada e horizontalizada, podem ser vistas como fatores que impulsionam o desenvolvimento jornalístico em ambientes digitais e possibilitam a valorização do local e o reforço de identidades culturais, que passam a configurar como fontes básicas de significados sociais em contraste com o processo de comunicação habitual dos mass media. A partir desses conceitos, sob as óticas da Economia Criativa e do Jornalismo Hiperlocal, é analisada a experiência de comunicação da Casa do Hip Hop de Bauru, arranjo produtivo criativo local de Bauru, cidade do interior de São Paulo, que tem inovado com a criação de um modelo colaborativo e cidadão frente ao da mídia mainstream da cidade, com novas possibilidades para a seleção, captação, edição e difusão de conteúdos informativos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALZAMORA, Geane. Para além do jornalismo de massa: a diversidade da informação cultural na internet. In: PINTO, Júlio; SERELLE, Márcio. Interações Midiáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 153 –168.
ARANHA, A. S.; X, J. T. P.. Jornalismo cidadão e o protagonismo político local: as experiências do jornal “Voz do Nicéia” e do “Portal Participi”. ÂNCORA-Revista Latino-americana de Jornalismo, v. 2, n. 2, 2015.
BARBOSA, S. Jornalismo digital e a informação de proximidade: o caso dos portais regionais, com estudo sobre o UAI e o iBahia. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na UFBA, Salvador (BA), Novembro de 2002. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/barbosa-suzana-portais-mestrado.pdf. Acesso em: 31 jun. 2015.
BERGER, Peter L.; LUCKMAN, Thomas. A construção social da realidade. Lisboa: Dinalivro, 2004.
CARNIELLO, Mônica Franchi. Interatividade na publicidade digital. Revista ciências
humanas, Taubaté , v. 9, n. 2, p. 125-128, 2003.
CARVALHO, J Maurício.; CARVALHO; A.M.G. Do hiperlocal aos insumos criativos: as mutações do jornalismo na contemporaneidade. In: CARVALHO,J.M; BRONOSKY (Org.) Jornalismo e Convergência. São Paulo, Cultura Acadêmica. 2014. p. 69-87
CASTELLS, M. Fluxos, Redes e Identidades: Uma Teoria Crítica da Sociedade Informacional. In: Castells, M. (Org). Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
______. A sociedade em rede. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHOI, Y. J. Local news. In W. Donsbach (Ed.), The international encyclopedia of communication: Blackwell Publishing. 2008
FOSCHINI, Ana Carmen & TADDEI, Roberto Romano. Jornalismo Cidadão –Você faz a notícia. Coleção Conquiste a Rede. Overmundo. Disponível em: http://www.overmundo.com.br /banco/conquiste-a-rede-jornalismo-cidadao-voce-faz-a-noticia. Acesso em: 26/04/2016
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1967.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS, A. Nova Esfera Conversacional. In: Dimas A Künsch, D.A, da Silveira, S.A, et al. Esfera Pública, redes e jornalismo. Rio de Janeiro. Editora. E-papers, 2009.
LÓPEZ GARCÍA, Xosé. Ciberperiodismo em la proximidade. Sevilla: Comunicación
Social ediciones y publicaciones, 2008.
PERUZZO, C. M. K. Mídia Local, uma mídia de proximidade. Comunicação: Veredas, Ano 2 – nº 02 – novembro 2003. Disponível em: http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/comunicacaoveredas/article/viewFile/5105/4723. Acesso em: 28.07.2013.
______. Mídia Local e suas interfaces com a mídia comunitária no Brasil. Trabalho apresentado no Núcleo de Comunicação para a Cidadania, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003. Acesso no dia 28.07.2014, em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/99061099541813324499037281994858501101.pdf.
METZGAR, Emily; KURPIUS, David; ROWLEY, Karen. Defining Hyperlocal Media: Proposing a Framework for Discussion. Annual meeting of the International Communication Association, Suntec Singapore International Convention & Exhibition Centre, Suntec City, Singapore, Jun 22, 2010 Disponível em: <http://citation.allacademic.com/meta/p_mla_apa_research_citation/4/0/4/9/9/p404999_index.html>. Acessado em: 23 fev. 2016.
MORETZSOHN, Sylvia. O mito libertário do “jornalismo cidadão”. In Comunicação e Sociedade, volume 9-10, p 63-81, 2006.
______, Sylvia. Pensando contra os fatos. Jornalismo e cotidiano: do senso comum
ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
PERUZZO, C. M. K.; VOLPATO, M. O. Conceitos de comunidade, local e região: inter-relações e diferenças. Artigo apresentado II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, em abril de 2009. Disponível em: http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Mestrado/Documents/COLOQUIO%20BXM/S1/ cecilia%20krohling%20e%20marcelo%20volpato.pdf. Acesso em 15 fev. 2016.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador:comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: 2° Edição, Sulina, 2008. (Coleção: Cibercultura)
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 5.
ed. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2001.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no inicio do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2001.
SILVEIRA, S. A. Cibercultura, commons e feudalismo informacional. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 37, dez. 2008.
SQUIRRA, Sebastião (Org.). Ciber Mídias: extensões comunicativas, expansões humanas. Porto Alegre: Buqui, 2012.
XAVIER, J. T. P.; XAVIER, P. A. M.. Ler, Interpretar e Agir: um Círculo de Cultura Fora do Eixo. Razón y Palabra, v. 19, n. 89, 2015.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).