Desafios do ensino de sociologia: uma experiência do PIBID no Liceu de Humanidades de Campos
Resumo
Em parceria entre Universidade Federal Fluminense e a Escola Estadual Liceu de Humanidades de Campos, dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso em Ciências Sociais, os pibidianos e a professora da citada escola, por meio de reuniões teóricas semanais e acompanhamento do cotidiano escolar, elaboraram uma atividade pedagógica - uma oficina de cartazes - sobre o tema Política, Poder, e Estado aos alunos do 3° ano do ensino médio na disciplina de sociologia. Os bolsistas aplicaram e acompanharam a atividade em sala de aula e, por fim, corrigiram os discursos apresentados. A atividade teve por objetivo compreenderem as metodologias eficazes de pesquisa, fora e dentro da sala de aula, assim como reflexão sobre as bases teóricas de sustentação das práticas de ensino. Para além disto, a atividade revelou muitos desafios para o ensino da disciplina uma vez que foi possível perceber o difícil processo de construir a imaginação sociológica por parte dos alunos da rede básica de ensino.
PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v2n1/a1
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.