Desafios do ensino de sociologia: uma experiência do PIBID no Liceu de Humanidades de Campos

Autores

  • Anderson de Souza Alves UFF
  • Ana Beatriz Pires dos Santos UFF
  • Gabriel Bastos Ribeiro
  • Julius Cezar Felício Uff
  • Mariana Gomes Coelho
  • Mayara Souza Miranda
  • Thaylana Aparecida Pimenta Britto
  • Carlos Eugênio Soares de Lemos
  • Flávia Mendes Ferreira

Resumo

Em parceria entre Universidade Federal Fluminense e a Escola Estadual Liceu de Humanidades de Campos, dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso em Ciências Sociais, os pibidianos e a professora da citada escola, por meio de reuniões teóricas semanais e acompanhamento do cotidiano escolar, elaboraram uma atividade pedagógica - uma oficina de cartazes - sobre o tema Política, Poder, e Estado aos alunos do 3° ano do ensino médio na disciplina de sociologia. Os bolsistas aplicaram e acompanharam a atividade em sala de aula e, por fim, corrigiram os discursos apresentados. A atividade teve por objetivo compreenderem as metodologias eficazes de pesquisa, fora e dentro da sala de aula, assim como reflexão sobre as bases teóricas de sustentação das práticas de ensino. Para além disto, a atividade revelou muitos desafios para o ensino da disciplina uma vez que foi possível perceber o difícil processo de construir a imaginação sociológica por parte dos alunos da rede básica de ensino.

 PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v2n1/a1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

Alves, A. de S., dos Santos, A. B. P., Ribeiro, G. B., Felício, J. C., Coelho, M. G., Miranda, M. S., Britto, T. A. P., de Lemos, C. E. S., & Ferreira, F. M. (2017). Desafios do ensino de sociologia: uma experiência do PIBID no Liceu de Humanidades de Campos. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 2(1), 2-16. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/39921

Edição

Seção

Temas Livres