Coleção Júlia Wanderley: Laços sociais entre fotógrafos, figuras ilustres e uma professora normalista em Curitiba (1901-1918)
Resumo
No contexto da modernização de Curitiba, intensas transformações sociais permitiram que uma figura feminina se tornasse notória na cidade: a jovem Júlia Wanderley, que foi considerada a primeira professora normalista, primeira diretora escolar, filha de um erudito, esposa de um artista e mãe adotiva. Ela teve destaque no âmbito público, mantendo enlaces sociais com figuras ilustres da cidade – algo não admissível para uma mulher na época. Logo, Júlia foi singular em relação às outras mulheres de seu tempo. Mas ela tem outra faceta pouco conhecida, como colecionadora de fotografias, resultante de seu encantamento com o novo artefato simbólico da modernidade. A Coleção Júlia Wanderley, relevante por seu volume e valor enquanto documento histórico, é objeto desta análise, que objetiva problematizar de que forma a coleção demonstra ou comprova a influência de Júlia em seu campo de interesse. Para tal análise estas fotografias serão observadas por meio do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, utilizando os conceitos da teoria social de Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Palavras-chave: Coleção, Fotografia, Júlia Wanderley.
PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v2n1/a2
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.