Coleção Júlia Wanderley: Laços sociais entre fotógrafos, figuras ilustres e uma professora normalista em Curitiba (1901-1918)

Autores

  • Larissa Busnardo UFPR

Resumo

No contexto da modernização de Curitiba, intensas transformações sociais permitiram que uma figura feminina se tornasse notória na cidade: a jovem Júlia Wanderley, que foi considerada a primeira professora normalista, primeira diretora escolar, filha de um erudito, esposa de um artista e mãe adotiva. Ela teve destaque no âmbito público, mantendo enlaces sociais com figuras ilustres da cidade – algo não admissível para uma mulher na época. Logo, Júlia foi singular em relação às outras mulheres de seu tempo. Mas ela tem outra faceta pouco conhecida, como colecionadora de fotografias, resultante de seu encantamento com o novo artefato simbólico da modernidade. A Coleção Júlia Wanderley, relevante por seu volume e valor enquanto documento histórico, é objeto desta análise, que objetiva problematizar de que forma a coleção demonstra ou comprova a influência de Júlia em seu campo de interesse. Para tal análise estas fotografias serão observadas por meio do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, utilizando os conceitos da teoria social de Norbert Elias e Pierre Bourdieu.

Palavras-chave: Coleção, Fotografia, Júlia Wanderley.

PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v2n1/a2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

Busnardo, L. (2017). Coleção Júlia Wanderley: Laços sociais entre fotógrafos, figuras ilustres e uma professora normalista em Curitiba (1901-1918). Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 2(1), 17-32. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/39922

Edição

Seção

Temas Livres