Análise da produção agrícola municipal no Norte Fluminense entre 1990 a 2013

Autores

  • Vinicius Emerick Universidade Federal Fluminense
  • Marcela Pêssoa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

Norte Fluminense, produção agrícola municipal, desenvolvimento econômico

Resumo

O presente artigo analisa a produção agrícola dos municípios da região Norte Fluminense, utilizando dados da Produção Agrícola Municipal entre 1990 e 2013. Foram comparados os cultivos destinados à autossuficiência e ao mercado local com os plantios monocultores na região. Dentre os principais resultados, pode-se verificar que o cultivo de cana-de-açúcar ainda permanece com maior área plantada e colhida, enquanto os cultivos destinados à autossuficiência e o mercado local detêm maior produtividade e valor de mercado. Assim, o Norte Fluminense permanece especializado na atividade canavieira, o que incapacita o fomento a diversificação agrícola e o desenvolvimento econômico da região, auxiliando a manutenção da desigualdade socioeconômica.

PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v3n1/a1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. A evolução do espaço agrário fluminense. In: Geographia,Revista do Programa de Pós-Graduaçãoem Geografia da Universidade Federal Fluminense, Niterói, n.13, vol. 7, 2005. Disponível em: http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/viewArticle/179. Acesso em: 01/03/2015.

BRASIL. Lei nº 11.346, Criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional –SISAN, de 15 de Setembro de 2006.

FARIA, Sheila de Castro. Terra e trabalho em Campos dos Goitacases (1850 –1920).Dissertação (Mestrado em História) –Instituto De Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói,1986. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm. Acesso em 05 de janeiro de 2016.

MALUF, Renato Sérgio Jamil. Segurança Alimentar, agricultura familiar e políticas públicas no Brasil.Texto de apoio para o Curso de atualização para os técnicos da ATE do INCRA, Convênio CPDA-UFRRJ/REDES/NEAD/INCRA. Rio de Janeiro. 2005.

PINTO, Jorge Renato Pereira. O Ciclo do Açúcar em Campos. Campos/RJ: Almeida Artes Gráficas, 1996.

SILVA, Alda Pinto. Atividades rurais não agrícolas.Pluriatividade e desigualdades socioeconômicas nas grandes regiões do Brasil.Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) –Centro de Ciências do Homem, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2013.

SOUZA, Paulo Marcelo; PONCIANO, Niraldo José. O perfil da produção agrícola na região Norte Fluminense.Uma análise das alterações ocorridas no período de 1970 a 2000.In:Carvalho, Ailton Mota; Totti, Maria Eugenia Ferreira. (Org.). Formação Histórica e Econômica do Norte Fluminense. Rio de Janeiro: Garamond. 2006.

TEIXEIRA, Vanessa Lopes. Novos contornos ocupacionais no meio rural fluminense.Um estudo sobre a pluriatividade entre agricultores familiares.Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) –Instituto de Economia, UniversidadeEstadual de Campinas, Campinas, 2009.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Emerick, V., & Pêssoa, M. (2017). Análise da produção agrícola municipal no Norte Fluminense entre 1990 a 2013. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 3(1), 2-17. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/39933

Edição

Seção

Artigos