Conflitos sociais urbanos no início do século XXI: Jornadas de Junho e remoções para megaeventos no município do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Conflitos Sociais, Jornadas de Junho, RemoçõesResumo
O objetivo dessa pesquisa é colaborar para a compreensão dos conflitos sociais urbanos que ocorreram no Brasil nos últimos anos. As Jornadas de Junho se relacionam com as remoções na medida em que ambas retratam conflitos perpassados por ativismos sociais. Esse trabalho visa, portanto entender a representação das Jornadas para o Brasil ao mesmo tempo em que busca elucidar a articulação do setor público e privado para a realização dos megaeventos na cidade do Rio de Janeiro, uma das pautas de indignação das Jornadas, além de entender de que maneira ocorreram as remoções.
PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v3n1/a2
Downloads
Referências
BORBA, M., FELIZI, N., REYS, J. P. Brasil em Movimento: Reflexões a partir dos protestos de junho.Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2014.
BOTELHO, Maurilio Lima. O Mundo como Imagem e Mobilização: Notas às “Primeiras Impressões” sobre as Manifestações. In: Revista Continentes(UFRRJ), ano 2, n.3, 2013.
DUARTE, Fábio; CZAJKOWSKI, Sérgio Junior. Cidade à venda: reflexões éticas sobre o marketing urbano. In: Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.41, n.2, abr. 2007, pp. 273-282.
FAULHABER, Lucas; AZEVEDO, Lena. SMH 2016: remoções no Rio de Janeiro olímpico. Rio de Janeiro: Mórula, 2015.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. A territorialidade seringueira. In: Geographia,Niterói, ano 1, n. 2, p.67-96, dez. 1999.
HARVEY, David. Cidades Rebeldes.São Paulo: Martins Fontes, 2014.
KROHLING, A., LACERDA, M. Os novos movimentos sociais e as jornadas de junho no Brasil. Vila Velha. 2014. Disponível em: periodicos.ufes.br/SCSUFES/article/download/8564/6018. Acessado em: Abril/2016LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
MASCARENHAS, Gilmar; BIENENSTEIN, Glauco; SÁNCHEZ, Fernanda (Org). O jogo continua: megaeventos esportivos e cidades, Rio de Janeiro: Ed. Uerj, 2011.
RAMOS, Tatiana Tramontani. A geografia dos conflictos sociais da América Latina e Caribe. Informe final del concurso: Movimientos sociales y nuevos conflictos en América Latina y el Caribe. Programa Regional de Becas CLACSO. 2003
RODRIGUES, Glauco Bruce. Geografia histórica e ativismos sociais. GeoTextos,vol. 11, n. 1, julho 2015. G. Rodrigues. 241-268.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.