Práticas de cura na região dos faxinais: medicina barulhenta e espetacular e consumo por meio de benzeduras
Palavras-chave:
práticas, cura, benzimentos.Resumo
Neste estudo, focalizamos algumas práticas de cura verificadas na região dos faxinais entre as décadas de 1960 a 1980. A pesquisa teve como base a comunidade faxinalense de Marmeleiro de Baixo, município de Rebouças – Pr. Nessa localidade havia práticas de cura realizadas por profissionais médicos e por benzedores. Falaremos dessas duas formas de cura na perspectiva da coexistência e consumo. Com base nos pressupostos teóricos de Michel de Certeau, pretendemos evidenciar que paralelo a uma produção barulhenta e espetacular, representada pela medicina científica existe uma produção silenciosa qualificada de consumo e realizada por benzedores. Frente às imposições de uma produção centralizada e amparada na ordem médica, as pessoas inventam e recorrem à divindade, às simpatias e aos benzedores.
PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v3n1/a9
Downloads
Referências
ACARPA. Realidade Rural do Município. Rebouças-PR. Ano 1966/1967.CERTEAU, Michel de. A escrita da história.3ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982, 384 p.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1998.
NASCIMENTO, Mara Regina do. Religiosidade e cultura popular. Catolicismo, irmandades e tradições movimento.In: Revista da Católica, Uberlândia, v. 1, n.2, p. 119 a 130, 2009. Disponível em: https://www.caolicaonline.com.br/revistadacatolica
JANS JR, DONES CLAUDIO. O valor da eugenia.Eugenia e higienismo no discurso médico curitibano no início do século XX. In: Cordis. História, corpo e saúde, n 7, pp 87-120, jul-dez/2011.
MOURA, Elen Cristina de. Eu te benzo, eu te livro, eu te curo. Nas teias do ritual da benzeção. In: MNEME, Revista de Humanidades, v. 11, n.29, jan-julho/2011.
NERONE, Maria Magdalena. Sistema Faxinal.Terras de plantar, terras de criar. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2015.
RABELO, Miriam Cristina M. Religião, ritual e cura. In: ALVES, PC.; MINAYO, MCS.,Orgs.) Saúde e doença: um olhar antropológico (online). Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1994. 174 p. ISBN 85-85676-07-8. Disponível em: http://books.scielo.org.
REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES. ANPUH, Ano III, n. 7, Mai. 2010 -ISSN 1983-2850http://www.dhi.uem.br/gtreligiao-Artigos
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.