Possibilidades e Desafios do Viver dos Moradores de Ururaí em Campos dos Goytacazes/RJ

Autores

  • Thaís Lopes Cortes UERJ
  • Antenora Maria da Mata Siqueira Universidade Federal Fluminense
  • Juliana Thimoteo Nazareno Mendes Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Serviço Social, Violência, Questão Social

Resumo

O presente artigo apresenta os dados preliminares da pesquisa hemerográfica sobre a violência noticiada pela mídia impressa no município de Campos dos Goytacazes, de forma a compreender a espacialização dos episódios de violência no município e as imagens construídas sobre esses bairros e seus moradores, considerando a importância desse debate para a categoria dos assistentes sociais.

PURL: purl.oclc.org/r.ml/v4n2/a9

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Lopes Cortes, UERJ

Mestranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Serviço Social do Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense – Polo Universitário de Campos dos Goytacazes

Antenora Maria da Mata Siqueira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em EA-Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável, professora do PPG em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas e do Departamento de Serviço Social de Campos, Universidade Federal Fluminense.

Juliana Thimoteo Nazareno Mendes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Geografia, professora do Departamento de Serviço Social de Campos, Universidade Federal Fluminense.

Referências

ADORNO, Sergio. Exclusão Socioeconômica e Violência Urbana. Sociologias, v. 4, n. 8, p. 84-135, 2002.

ARENDT, Hannah. Da violência. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985.

BAIERL, Luzia. Vidas desperdiçadas: mortes por causas externas na Região Metropolitana da Baixada Santista. In: ANDRADE, Luciana; SOUZA, Dalva; FREIRE, Flávio; MARINHO, Marco (Orgs.). Homicídios nas regiões metropolitanas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013.

BEHRING, Elaine; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. São Paulo, Cortez Editora, 2006.

BRASIL. Estatuto da Juventude. Brasília: Senado Federal, 2013.

CALDEIRA, Teresa Pires R. Cidade de Muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Edusp. 2000.

DINIZ, Alexandre; LACERDA, Rosângela; BORGES, Felipe. Os jovens e as mortes por homicídio na Região Metropolitana do Rio de Janeiro 1998-2007. In: ANDRADE, Luciana; SOUZA, Dalva; FREIRE, Flávio; MARINHO, Marco (Orgs.). Homicídios nas regiões metropolitanas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – Cidades. População de Campos dos Goytacazes (RJ), 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em 30 Jan. 2016.

MENDES, Juliana. O ato de habitar a partir de um programa habitacional. In: SIQUEIRA, Antenora; VALENCIO, Norma; SIENA, Mariana; MALAGOLI, Marco (Orgs.). Riscos de Desastres Relacionados à Água: aplicabilidade de bases conceituais das Ciências Humanas e Sociais para a análise de Dados Concretos. São Carlos: RiMa Editora. 2015. p. 141- 159.

NJAINE, Kathie; CARELI, Jorge. Violência na Mídia. Disponível em: <http://www.unicef.org/brazil/pt/Cap_04.pdf>. Acesso em: 08 Out. 2015.

PASTORINI, Alejandra. A categoria questão social em debate. São Paulo, Cortez, 2004.

SIQUEIRA, Antenora; MALAGODI, Marco. Desastres e Remoções em Campos dos Goytacazes: o caso Ururaí. LEITE, Adriana; GOMES, Marcos (Orgs). Dinâmica ambiental e produção do espaço urbano e regional no Norte Fluminense. Campos dos Goytacazes: Essentia Editora. 2013. p. 37-66.

UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Relatório de Pesquisa do Projeto Cartografias Socioambientais e Mapeamento de Áreas de Risco de Inundações no Norte Fluminense: subsídios para a implementação de sistemas de alerta. Rio e Janeiro, 2016.

WAXQUANT, Loïc. O lugar da prisão na nova administração da pobreza. Novos estudos, 2008, n. 80, p.9-19.

ZALUAR, Alba. Democratização inacabada: fracasso da segurança pública. Estudos Avançados, v. 21, n. 61, p. 31-49, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Cortes, T. L., da Mata Siqueira, A. M., & Nazareno Mendes, J. T. (2018). Possibilidades e Desafios do Viver dos Moradores de Ururaí em Campos dos Goytacazes/RJ. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 4(2), 117-132. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/39971

Edição

Seção

Artigos