Uma Contribuição de Nietzsche à Filosofia Moral: a Hipótese do Eterno Retorno do Mesmo Como Imperativo de Avaliação das Ações

Autores

  • Lucas Giovan Gomes Acosta Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

eEterno retorno do mesmo, imperativo, moral

Resumo

Neste presente artigo, analisa-se a doutrina do eterno retorno do mesmo como hipótese avaliativa das ações morais. Nietzsche, ao propor o pensamento da eterna recorrência como o mais pesado dos pesos estaria vislumbrando um critério formal para toda ação possível, de maneira análoga ao imperativo kantiano. Ao olhar para esse último, poder-se-á desenvolver o pensamento de Nietzsche como contribuição a filosofia moral, especialmente porque o filósofo formulou a doutrina da eterna recorrência contra o kantismo. Nesse sentido, a versão ética do eterno do mesmo deveria ser capaz de fornecer uma compreensão da moralidade moderna, uma interpretação ética. Discute-se em que consistem as discussões que ocorrem em torno do pensamento de Nietzsche, e em específico, no que se refere ao pensamento do eterno retorno.

PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v5n1/a10

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARALDI, Claudemir Luís. Nietzsche como crítico da Moral. Revista Dissertatio, 27-27, pp. 33-51, Pelotas, 2008.

______. Niilismo, Criação, Aniquilamento: Nietzsche e a filosofia dos extremos. São Paulo. Discurso Editorial: Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2004.

BAILEY, Tom. As abordagens de Nietzsche acerca da epistemologia e da ética kantianas. Cadernos Nietzsche, v. 29, 2011.

BARBOSA, Ildefonso Meireles. O pensamento do eterno retorno e da vontade de poder como superação das teologias cristã e científica. Revista Trágica: estudos sobre Nietzsche. 1º semestre, 2010. v..3, n. 1, pp. 71-89.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. 1º Ed brasileira. Trad: Ruth Joffily Dias e Edmundo Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

DE MELO NETO, João Evangelista. Nietzsche: o eterno retorno do mesmo, a transvaloração dos valores e a noção do trágico. Tese de doutorado em Filosofia. USP. São Paulo, 2013.

FINK, Eugen. A filosofia de Nietzsche. Editora Presença, 1983.

FOUCAULT; Michel. Nietzsche, Genealogia e História. In: Microfísica do Poder. Org e Trad: Roberto Machado, Rio de Janeiro. Reimpressão, 29ª. Edições Graal, 2011.

FONSECA, Ana Carolina da Costa e. Uma leitura nietzschiana da questão da responsabilidade moral. Tese de doutorado em Filosofia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

GIACÓIA, Júnior, Oswaldo. Nietzsche & Para Além do bem e do Mal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

_____. Nietzsche. São Paulo: PUBLIFOLHA, 2000. (Folha explica).

HAASE, Ullrich. Nietzsche. Trad. Edgar da Rocha Marques. Porto Alegre: Artmed, 2011.

HEIDEGGER, Martin. Nietzsche; Volume I. Tradução de Marco Antônio Casanova. RJ, Forense Universitária, 2010.

LEIDENS, Francisco Rafael. Solidão e Comunicação em Nietzsche: Uma tensão na obra “Assim Falava Zaratustra”. Dissertação de Mestrado em Filosofia. Pelotas, 2011.

MACHADO, Roberto. Zaratustra: tragédia nietzschiana. RJ. Editora Jorge Zahar, 1997.

MARTON, Scarllet. Nietsche: das forças cósmicas aos valores humanos. 3.ed. Belo Horizonte: Editora, UFMG, 2010.

______. O eterno retorno do mesmo: tese cosmológica ou imperativo ético?, in: Extravagâncias: ensaios sobre a filosofia de Nietzsche. São Paulo: Discurso Editorial, 2001, p. 85-118.

MÜLLER-LAUTER, M. Nietzsche: sua Filosofia dos Antagonismos e os Antagonismos de sua Filosofia. Trad. Clademir Araldi, São Paulo: Editora Unifesp, 2009.

_____. Décadence artística enquanto décadence fisiológica. Trad. Scarlett Marton. Cadernos Nietzsche, São Paulo, n. 6, 1999, p. 23.

NIETZSCHE, F. Assim Falou Zaratustra. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

______. Aurora: reflexões sobre os pré-conceitos morais. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

______. Crepúsculo dos ídolos ou como se filosofa com o martelo. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

______. Ecce Homo: Como alguém se torna o que é. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

______. Genealogia da Moral. Trad. Mário Ferreira dos Santos. 4º Ed. Rio de Janeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

______. O Anticristo e Ditirambos de Dionísio. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

______. O Caso Wagner: Um problema para Músicos e Nietzsche Contra Wagner: Dossiê de um Psicólogo. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

______. Para Além do Bem e do Mal: Prelúdio a uma Filosofia do Futuro. Coleção os Pensadores.

RUBIRA, L. Nietzsche: do eterno retorno do mesmo à transvaloração de todos os valores. São Paulo, Tese de Doutorado em Filosofia, USP, 2008.

WOTLING, Patrick. Vocabulário de Nietzsche. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Editora WMF Martins Fonte, 2011.

WOOD, Allen W. Kant. Tradução de Declamar José Volpato Dutra. Porto Alegre. Artemed, 2008.

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

Acosta, L. G. G. (2019). Uma Contribuição de Nietzsche à Filosofia Moral: a Hipótese do Eterno Retorno do Mesmo Como Imperativo de Avaliação das Ações. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 5(1), 172-190. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/39983

Edição

Seção

Temas Livres