DA DOMINAÇÃO IMPERIALISTA À RESPOSTA SOCIALISTA: UM PANORAMA DA RELAÇÃO CUBA – EUA

Autores

Palavras-chave:

relação Cuba-EUA, conflito, neocolonialismo, imperialismo, Revolução Cubana.

Resumo

O presente artigo tem por pretensão realizar um panorama da relação entre Cuba e o EUA, procurando apontar suas transformações ao longo do século XX e início do XXI. Buscaremos observar a transição de uma relação de caráter neocolonial imperialista, dos EUA em relação à Cuba, para uma relação altamente conflituosa e de oposição de visões/perspectivas de mundo, inserido no contexto da Guerra Fria. Além disso, iremos investigar a que nível a Revolução Cubana alterou a relação entre os dois países e a que nível, por outro lado, a relação com os Estados Unidos influenciou o desenvolvimento do processo revolucionário cubano. Por fim, daremos atenção para as consequências da dissolução do bloco soviético para Cuba e a configuração da relação com os estadunidenses no fim do século XX e nas primeiras décadas do XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janderson Carlos Locatel de Souza, Universidade Federal Fluminense

Graduando em História (Licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.

Referências

AYERBE, Luiz Fernando. A Política Externa dos Estados Unidos e a Trajetória do Desenvolvimento Cubano. São Paulo: Perspectivas, 1998.

AYERBE, Luiz Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

BANDEIRA, Moniz. De Martí a Fidel: A Revolução Cubana e a América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

CHOMSKY, Aviva. Relações com os Estados Unidos. In: História da Revolução Cubana. São Paulo: Editora Veneta, 2015.

FERNANDES, Florestan. Da Guerrilha ao socialismo: a revolução cubana. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.

LATTANZI, Eduarda. A relação política entre Cuba e Estados Unidos: Da Revolução Cubana ao falecimento de Fidel Castro. Paper Grisul. 2016. Disponível em http://www.grisulunirio.com/wp-content/uploads/2017/04/Eduarda_Lattanzi_artigo_GRISUL.pdf . Acesso em: 25 jun. 2018.

MEUCCI. Isabella Duarte Pinto. “Estados Unidos e América Latina: o caso de Cuba no pós-guerra fria”. In: Anais do V Simpósio Internacional Lutas Sociais na América Latina: GEPAL. 2013.

PEREIRA, Henrique Alonso da A. R. Os Estados Unidos e a Aliança para o Progresso na América Latina. Rio de Janeiro: Publit, 2015.

SADER, Emir. Cuba, Chile, Nicarágua: Socialismo na América Latina. São Paulo: Atual, 1992.

SÁNCHEZ-PARODI, Ramón. CUBA-USA: Diez Tiempos de uma Relación. México D. F.: Ocean Sur, 2011.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Souza, J. C. L. de. (2020). DA DOMINAÇÃO IMPERIALISTA À RESPOSTA SOCIALISTA: UM PANORAMA DA RELAÇÃO CUBA – EUA. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 6(1), 78-92. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/43267

Edição

Seção

Artigos